Projeto “INEDIT MAIA” com nota “Excelente” em avaliação independente

06 Abril 2021
Desde 2018, no concelho, em termos de educação «ninguém fica para trás». Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, com bons resultados, diz o “SINCLab – Social Inclusion Laboratory”.

O Município da Maia implementa, desde 2018, o programa “INEDIT MAIA – Inclusão Pela Educação, Investimos em Ti”. Um programa alavancado pelo princípio de que na Maia «ninguém fica para trás» e baseado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.
O “Inedit Maia” tem uma abordagem genérica cimentada em 4 eixos de atuação: Descobrir+; Participar+; Compreender+ e Comunicar+. Tendo um fortíssimo enfoque de envolvimento de todos os elementos que constituem uma comunidade educativa é um promotor de novos posicionamentos na relação escola-família-comunidade, potenciando o espírito colaborativo nestes contextos, na perspetiva de um processo de diagnóstico precoce de circunstâncias que exijam intervenção no âmbito do combate ao insucesso escolar.
Ao longo do período de implementação do INEDIT MAIA, foram levadas a cabo quatro ações de grande relevo (Supertabi.Maia; Desafios em Férias; Somos Feitos de Palavras e Penso, Logo Cresço), quer pela forma como impactaram as comunidades educativas, quer pelo modo de intervenção disruptivo e inovador.

O crescimento da sociedade tem de ser acompanhado por um desenvolvimento baseado no princípio elementar da Educação. Acima de tudo, este propósito, deve ser encarado como um compromisso para com todas as gerações, mas, sobretudo, para com as vindouras.
Na Maia, o Município crê, de forma veemente, que a Escola de hoje, a Escola do século XXI, existe casuisticamente para cada aluno, adaptando-se às necessidades de cada aluno, com o foco em docentes atentos e capacitados para a orientação desses mesmos alunos, criando “escolas com asas”. A Câmara Municipal da Maia, por via da implementação de todas as ações descritas e daquelas que no futuro se imponham à inovação na Educação, assume-se como “agente facilitador de mudança” e para o desenvolvimento de indivíduos com forte dotação de competências humanas.
Para António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia «o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar apresenta-se como uma oportunidade ímpar de fortalecer este processo imparável e contínuo da mudança desejável que se pretende junto das escolas e seus principais agentes, tornando-as em espaços abertos à comunidade, onde educar é uma responsabilidade de todos. Urge tornar a escola no principal impulsionador do pensamento inovador para que, face aos desafios reais, transformemos crianças/jovens em cidadãos capazes, interessados, motivados e resilientes, sobretudo na procura de uma cultura de bem-estar e de felicidade que permita alavancar a preparação e construção do seu futuro», disse o presidente.

Saiba mais aqui.

inedit