Oficina das Ciências: “Com a comida não se brinca, investiga-se”

19 Abril 2023

Desde o ano letivo 2018/2019, que a AEC Cria+ disponibiliza um período apenas dedicado às Ciências. As crianças inscritas no Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular têm a oportunidade de realizar atividades experimentais na sala de aula e também em formato on-line.

Trata-se do resultado de uma parceria entre o LABS MAIA, um projeto do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) com a Câmara Municipal da Maia, que assim chega a todas as Escolas Básicas do Município da Maia.

Decorreu hoje a capacitação dos técnicos das atividades de enriquecimento curricular, nas instalações do LABS MAIA na Quinta da Gruta. A equipa técnica do LABS MAIA elaborou um conjunto de protocolos de exploração pedagógica e um manual de professor, que foram apresentados e debatidos. Seguidamente foram realizadas uma série de experiências para que toda a equipa AEC possa colocar em prática, da melhor forma, todos os conceitos e práticas das Ciências.

Neste ano letivo cada atividade surge na lógica do fio condutor do tema: “Com a comida não se brinca, investiga-se.” Assim, pretende-se colocar os alunos a refletir sobre diversos fenómenos que ocorrem nos alimentos. Utilizando metodologias simples, será possível aos alunos fazer observações indiretas plenas de significado sobre fenómenos naturais de ordem química e biológica. As atividades foram pensadas de forma a utilizarem materiais e protocolos simples, de fácil implementação.

Maia – Gerações com Futuro