O que fazer em casa? Descobre conteúdos educativos digitais de livre acesso

27 Março 2020

O Governo decretou a suspensão de todas as atividades letivas presenciais a partir do dia 16 de março devido ao surto do novo Coronavírus - COVID19.

A Divisão de Educação e Ciência irá disponibilizar, nas próximas semanas, endereços de acesso a um conjunto de conteúdos educativos digitais livres para que os alunos/as e famílias possam utilizar em casa.

• Plataforma PARTICIPA+: um espaço seguro de aprendizagem, colaboração e partilha, destinada à comunidade educativa, que inclui todos os/as alunos/as, docentes, coordenadores/as e encarregados/as de educação. A equipa da Lusoinfo Multimédia vai reforçar a dinamização da plataforma, através da publicação de atividades e desafios dinâmicos e lúdicos, relacionados com as temáticas de Currículo Local, Educação para a Cidadania e Conteúdos Curriculares. Os/as professores/as têm a possibilidade de criar um artigo, no mural, apenas para a sua turma, facilitando a comunicação com os/as seus/suas alunos/as e respetivos/as encarregados/as de educação. Através desta funcionalidade podem, por exemplo, facultar orientações sobre atividades a realizar pelos/as alunos/as. Os/as professores/as podem, ainda, na Área de Professor@, criar um código de acesso temporário para a turma, de modo a que todos/as os/as alunos/as consigam aceder à Plataforma. No decorrer deste período de paragem letiva a equipa da Lusoinfo Multimédia mantém todo o serviço de apoio técnico à comunidade educativa. Para solicitar o apoio técnico utilize uma das seguintes formas: Serviço de Apoio Online disponível na Plataforma; Contacto telefónico 229428612 ou 938111886 (dias úteis, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h).

• Porto Editora - conteúdos educativos digitais da Escola Virtual estão disponíveis gratuitamente para todos os alunos e professores, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

• Plano Nacional de Leitura - Consulta de livros disponíveis na biblioteca digital.

• Leya - Abertura gratuita do Banco Aula Digital a todos os/as professores/as e alunos/as.

• Pavilhão do Conhecimento - estão disponíveis uma série de atividades para explorar aqui.

• Khan Academy - recursos educativos gratuitos com explicitação aqui.

• Plataforma Hypatiamat - aplicações hipermédia centradas em conteúdos de Matemática.

• UNESCO - 10 recomendações sobre ensino a distância devido ao novo coronavírus, para conhecer aqui.

• Jogo Coronavírus - um jogo para toda a família.
  • STOP CONTÁGIO - um jogo para aprender mais sobre os vírus, o Coronavírus e como nos protegermos.

Nota: esta página será atualizada ao longo das próximas semanas sempre que se revelar necessário acrescentar informação.

inedit

Maia – Gerações com Futuro