O Município da Maia vai ter uma linha COVID para estabelecimentos escolares e outras instituições de apoio à terceira idade e infância

01 Outubro 2020

Entre os dias 14 e 17 de setembro começou um dos mais atípicos anos letivos de sempre. A retoma das aulas presenciais representa um passo necessário rumo à nova normalidade, mas também, inevitavelmente, um risco acrescido. É, por isso, absolutamente necessário que todas as precauções possíveis sejam tomadas, que as normas da Direção Geral de Saúde sejam impreterivelmente cumpridas e que, ao longo de todo este processo, o bom senso e a tranquilidade imperem, tanto na comunidade educativa como dentro do seio familiar dos alunos, que regressaram à sua segunda casa.

Nesse âmbito, o Município da Maia propôs a criação às autoridades de saúde locais e regionais, ACES MAIA – VALONGO e ARSN, de uma linha COVID para os estabelecimentos escolares e outras instituições de apoio à terceira idade e infância. Esta linha, que vai funcionar graças à excelente cooperação institucional existente entre o Município e as autoridades de saúde, tem por objetivo ser um reforço da linha SNS24, destinado exclusivamente aos estabelecimentos de ensino e estruturas de acolhimento residencial de idosos, crianças, jovens e pessoas com deficiência. Deve funcionar como mais um instrumento de apoio ao controlo da pandemia, oferecendo interlocutores para esclarecer dúvidas relativamente à Covid-19.

A Câmara, através do pelouro da Educação, tem vindo a promover reuniões de preparação do ano letivo que juntaram os Agrupamentos de Escolas, as Associações de Pais e Encarregados de Educação e Saúde Pública, no sentido de criar condições para que "os jovens maiatos e toda a comunidade educativa possa regressar às aulas em segurança”.

Maia – Juntos pela Educação.