Movimento Maker chega às Escolas da Maia

10 Março 2020

Esta semana 65 professores/as que estão a lecionar Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) na Maia começaram a ser capacitados no âmbito da filosofia Maker, sendo dotados/as de todas as ferramentas disponíveis para apoiarem a sua ação pedagógica dentro da sala de aula utilizando esta metodologia pedagógica. A reforçar esta metodologia, a Câmara Municipal da Maia no âmbito da criação do BaZE – Living Lab Maia está em fase de preparação de um Fab Lab (Laboratório de Fabricação Digital) que irá servir a comunidade maiata, suas famílias e os/as professores/as que irão ter acesso com as suas turmas.

Esta formação, certificada e acreditada, está a ser ministrada por uma equipa formativa do Viva Lab (parceiros do projeto) e pretende que todos/as formandos/as tenham conhecimentos sobre fabricação digital, programação e filosofia Maker ajustada às necessidades da sua profissão e assim motivar aqueles que queiram aprofundar algumas destas novas áreas de conhecimento. A cultura maker baseia-se na ideia de que as adultos e crianças devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.
No movimento "maker" a criação de um espaço físico é essencial, que no caso da Maia terá lugar provisoriamente no Fórum da Maia, sendo assim criado um laboratório de fabricação onde estarão disponíveis máquinas e ferramentas como impressoras 3D, e equipamentos e acessórios para criação.

Maia. Sorrir para a vida.
#JUNTOSPELAEDUCAÇÃO