Monte Calvário comemora o Dia Mundial do Cinema

12 Novembro 2020

No passado dia 5 de novembro, as turmas da atividade de enriquecimento curricular de CRIA + da Escola Básica de Monte Calvário assinalaram o Dia Mundial do Cinema com a presença da realizadora e professora Ana Luísa Oliveira.

A convidada, presente via on-line, falou sobre a origem do cinema, dos brinquedos óticos que lhe deram origem, dos passos a ter quando queremos fazer um filme e também mostrou um pouco do seu último filme. A curiosidade dos alunos foi sempre elevada, colocaram questões, como por exemplo: - Como se fazem os efeitos especiais nos filmes? - Quais as funções de um realizador? - Como se pode filmar debaixo de água? - Para que servem os claquetes? - Como se colocam os fundos falsos?
Depois da presença da convida as turmas da professora Mafalda Aguiar iniciaram a construção personalizada de claquetes, como se de uns verdadeiros realizadores se tratassem, assim como construíram lanternas mágicas, e ficou o desafio de passarem as aprendizagens da Escola para Casa.

Maia – Juntos pela Educação.