Duas turmas da Maia entre as vencedoras de competição de literacia financeira

maia_ec_circular_3o_4o_ano__copy_
04 Julho 2023

Um Prémio Especial de Economia Circular e uma Menção Honrosa pela Apreensão de Conteúdos foram atribuídos a turmas do Município da Maia, no Concurso Final do “No Poupar Está o Ganho”. Este projeto de educação financeira foi implementado nas escolas ao longo de todo o ano letivo.

Cada turma apresentou a concurso, como projeto final, um trabalho que representasse, através de vídeo, artes performativas ou trabalhos manuais, os conhecimentos adquiridos ao longo do ano escolar.

A turma 3.º A da Escola Básica da Guarda, na Maia, destacou-se na competição, arrecadando o Prémio Especial de Economia Circular, atribuído pelo Banco Europeu de Investimento ao melhor trabalho sobre esta temática. Através de um telejornal com direito a pivot e repórteres de exterior, a turma apresentou várias ações que, ao longo do ano, levaram os alunos a reutilizar materiais e evitar o desperdício.

O 4.º FN4 da Escola Básica de Ferronho alcançou, também a nível nacional, uma Menção Honrosa pela Apreensão de Conteúdos com o seu trabalho “Aventuras financeiras” – uma biblioteca digital com livros interativos dedicados a temas de educação financeira.

A turma da Escola Básica de Ferronho foi ainda nomeada vencedora municipal, por ter o melhor trabalho realizado no seu concelho e no seu ciclo de ensino.

O Concurso Final é o maior momento de competição interturmas do “No Poupar Está o Ganho”, projeto de educação financeira que, durante o ano letivo 2022/2023, envolveu 18 mil alunos de 920 turmas de norte a sul do país, passando pelas ilhas.

O programa, criado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto), conta já com 13 edições, tendo impactado mais de 60 mil alunos de 60 municípios. A cada ano letivo, as turmas e professores participantes têm acesso, através de uma plataforma digital, a todos os recursos pedagógicos necessários à implementação de atividades promotoras da literacia financeira.

A Câmara Municipal da Maia é parceira do “No Poupar Está o Ganho”, que pretende fomentar hábitos de poupança e uma relação saudável com o dinheiro, contribuindo para a formação de cidadãos e futuros consumidores mais conscientes e responsáveis.

Maia – Gerações com Futuro