CINEMA E FILOSOFIA

01 Março 2019

A Câmara Municipal da Maia, nas Atividades de Enriquecimento Curricular, volta a apostar na formação dos/as seus/suas técnicos/as das atividades de enriquecimento curricular que se encontram a lecionar Filosofia para Crianças, no âmbito do Projeto Cria+.

Filosofia com Cinema para Crianças e Jovens: didática para educadores e professores, está a decorrer entre os dias 23 de fevereiro, 2 e 16 de março, sendo promovida pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática e que decorre nas instalações do Fórum da Maia. O curso é ministrado pela formadora Elsa Cerqueira, a contemporaneidade do estudo do fenómeno cinematográfico é hoje predominantemente filosófica, essencialmente investindo na visão do filme como dispositivo de pensamento, instaurador de uma matriz social de perceção e compreensão. Do lado da Filosofia existe um crescente interesse pelo cinema, não é menos verdade que o discurso fílmico se tem tornado, ele próprio, década após década, crescentemente filosófico, tomando em consideração como o cinema moderno se foi assumindo como um cinema em busca de “mais pensamento”.

#JUNTOSPELAEDUCAÇÃO