Bombeiro Voluntário: um exemplo para as crianças

07 Dezembro 2022

Carlos Barreiros, Bombeiro Voluntário, que exerceu durante muitos anos a chefia dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia, esteve presente na Escola Básica D. Manuel II com as turmas do 4º ano, através da Atividade de Enriquecimento curricular de CRIA +, no âmbito do tema “O Mundo de Trabalho.”

A professora Helena Isabel Branco descreve a importância desta visita “Carlos Barreiros explicou as diferenças entre bombeiros voluntários e os bombeiros profissionais, o tipo de formação exigido para a profissão, as várias vertentes de auxílio prestado à população, as áreas de atuação, os tipos de fogos e viaturas existentes no quartel. Deu também a conhecer como estavam organizados os bombeiros no concelho da Maia. Com a sua larga experiência explicou como é ser bombeiro e estar ao serviço da população. Por fim, lamentou-se pelo facto de prever que os bombeiros que são apenas voluntários irão acabar num futuro muito próximo, dada a falta de incentivos e/ou regalias e o tempo de formação exigida que não permite conciliar com outro trabalho que o Voluntário tenha.”

Por fim, as crianças ficaram a conhecer uma viatura de combate a incêndio que deixou os alunos muito curiosos e atentos a todos os pormenores.

A atividade tornou-se relevante, pois, permitiu a consciencialização por parte dos alunos que a profissão de Bombeiro é muito exigente e arriscada.

Maia | Gerações com Futuro