Avós e netos enchem a EB da Guarda

20230214_171832_resized
20230214_173015_resized
20 Fevereiro 2023

A Escola Básica da Guarda recebeu em festa um convívio entre avós e neto: um final de tarde onde a “máquina do tempo” permitiu viagens ao passado dos familiares das crianças do 1º ano que se encontram inscritas na atividade de enriquecimento curricular de CRIA +,

A professora Elisabete Cadilhe, responsável pela iniciativa pedagógica, esclarece ”Contou o avô José que quando jogava o "rapa" era a feijões e a mãe emprestava-lhe cinco feijões. Sim, emprestava. Porque depois de jogar os ditos feijões estes iriam servir para colocar na sopa. Os avós explicaram ainda aos netos que naquele tempo não haviam lojas de brinquedos como há hoje, por isso tinham que ser criativos e inventar os seus próprios brinquedos. A hora passou a correr e no momento de ir embora ninguém arredava pé.”

O espaço usado para esta atividade foi o recreio de areia e terra para que o espaço fosse o mais parecido com o daquela época. Os avós estavam encantados com a oportunidade de poderem brincar com os jogos tradicionais na escola dos netos. Os jogos tradicionais foram caricas, futebol com meias, arco, pião, rapa, corda e andar com as andas.

No final os avós receberam um crachá feito pelos netos como forma de agradecimento pela sua disponibilidade.

Maia – Gerações com Futuro