AEC em parceria com Supertabi

02 Dezembro 2021

A turma do 1.º ano, da Escola Básica de Arcos, integra o projeto Supertabi e, como tal, todas as crianças têm tablets à sua disposição para aprendizagem diária.

A Atividade de Enriquecimento Curricular de Cria+, com a professora Vera Mesquita, integrou a utilização dos tablets na sua sala de aula. O desafio foi a exploração do tema "Bem-estar animal" recorrendo a este projeto de inovação pedagógica.

A professora Vera Mesquita explica: “Temos estado a trabalhar o livro "Sinfonia dos Animais", que dá a conhecer alguns animais, as suas particularidades e promove ainda reflexões sobre cidadania. Tudo isto, enquanto acompanhamos o livro com uma orquestra musical, com uma canção para cada animal e utilizando a tecnologia QRCode disponibilizada com o mesmo. Tendo surgido alguma curiosidade sobre os instrumentos que compõem a orquestra musical do livro, percebi aqui a oportunidade para utilizar os tablets. Assim, na última aula, cada aluno/a (com a minha ajuda) pesquisou, ouviu e partilhou com a turma o som e o aspeto de cada um dos instrumentos da orquestra, num momento de aprendizagem da música, das artes, da leitura e da escrita, aliados à utilização das novas tecnologias.”

As fotografias representam como os tablets podem também: tocar, numa sinfonia só, semelhante à dos animais, que tinham vindo a ouvir.

inedit

Maia – Gerações com Futuro