A Lenda do Galo de Barcelos tornada em arte

copia_de_img_20230213_151901
img_20230213_153843
09 Março 2023

No âmbito do tema da Cultura Artística Nacional aborda na AEC de CRIA +, a turma do 2.º ano da Escola Básica da Seara abordou a Lenda do Galo de Barcelos e explorou o motivo deste se ter tornado num dos mais famosos símbolos do nosso país e, também, uma marca registada.

Com o apoio do Sr. Domingos Lopes da Rocha, artesão septuagenário com olaria sediada na cidade de Barcelos, os alunos tiveram a oportunidade de pintar o seu próprio Galo de Barcelos em cerâmica. Puderam também conhecer a sua olaria, mesmo que remotamente, e perceber o processo artesanal de modelagem, cozedura e pintura deste ícone de identidade.

A professora Carla Peixoto, responsável pela iniciativa, refere “todas as atividades desenvolvidas durante este tema, foram sempre muito bem aceites pelas crianças, estando sempre bastante motivadas e apresentando muita curiosidade no que toca à lenda, à origem do galo, aos motivos pintados nos diferentes galos espalhados pela cidade, bem como à sua importância na expressão artística do nosso país.”

Maia – Gerações com Futuro