A importância de “ver”: o testemunho de um invisual

20231025_151142
20231026_155603
08 Novembro 2023

A Escola Básica de Gueifães nº2, no âmbito da AEC de CRIA +, recebeu Joel Costa que sendo invisual veio falar da importância do cuidado no ato de ver.

A professora Inês Nascimento, após trabalhar com as crianças o facto de não se ver, sentiu que era importante valorizar e dar a conhecer que mesmo os invisuais podem fazer a maioria das coisas que as pessoas que veem, e que podem e devem ser aceites e inseridos nas sociedades. A professora também procurou que as crianças compreendessem como ajudar um invisual no seu dia-a-dia.

A professora relata que “as crianças colocaram as suas dúvidas e mostraram o carinho pelo Joel. Sem dúvida que mexeu com os mais pequenos. Conseguiram perceber que os invisuais têm uma vida normal com limitações, mas que conseguem ser felizes”.

Falou-se da importância de respeitar os invisuais, de se cuidar da visão e a importância de se dormir e descansar, pois o Joel Costa ficou invisual em consequência de um acidente por cansaço.

O Joel Costa não vê através dos olhos, mas “vê” de outra forma, através da audição, do tato e do olfato. Sentidos que as crianças compreenderam serem fundamentais para aprenderem e viverem em felicidade.

Maia – Gerações com Futuro