A Filosofia da Arte

img_20200305_084904
img_20200305_084912
06 Março 2020

Resultado de um trabalho de articulação na Escola Básica de Crestins, entre o Projeto Cria+ e a Atividade de Enriquecimento Curricular de Artes, as turmas compreenderam a Filosofia da Arte e a Arte da Filosofia através de uma exposição. O trabalho produzido parte da obra "O Ponto" de Peter Reynolds.

Foram feitas perguntas às crianças e estas colocaram outras tantas que lhes foram surgindo, sendo, na verdade, reflexões ricas que daí surgiram sobre a obra. No final, os/as alunos/as foram convidados/as a, tal como a personagem principal do livro, a fazerem o seu ponto e a deixarem-se levar por ele.
No final, todos os pontos feitos pelos alunos foram expostos na escola, juntamente com as questões que lhes foram colocadas e que eles próprios colocaram, para estimular a reflexão em grupo e a partilha de pontos de vista entre os colegas dos vários anos.
Esta experiência foi extremamente enriquecedora para todos porque mostrou às crianças que a filosofia e a arte se podem relacionar com todas as questões da vida.
As professoras Mariana Mendes e Cátia Duarte foram as responsáveis por este trabalho, tendo referenciado que a aliança entre o trabalho artístico das crianças com as suas próprias reflexões, permite uma experiência muito mais rica e interativa nesta exposição.

Maia. Sorrir para a vida.
#JUNTOSPELAEDUCAÇÃO