Desporto CM Maia

TRILHOS DOS MOUROS III FOI UM SUCESSO

JPG_f3d84b191f4d37f6e450ee93bc4ee3ee
20 Novembro 2015

O Grupo de BTT Caça Mouros e a Maiativa, com o apoio da Câmara Municipal da Maia, organizaram no passado dia 14 de Novembro, os Trilhos dos Mouros III, inserido na 9ª Etapa do GPS EPIC Series.

Com partida e chegada à Vila do Castêlo da Maia, os participantes tinham disponíveis 2 percursos com 60 e 80 km, levando os 500 participantes até ao Santuário Nossa Senhora da Assunção, até às vigorantes quedas de água de Fervença no concelho de Santo Tirso e, a quem optasse pelo percurso maior, até à Citânia de Sanfins e o Monte Pilar, em Paços de Ferreira.

As belas paisagens da região formaram um percurso de enorme qualidade, tornando o desafio numa experiência única, onde o desporto de aventura e a natureza estiveram ao mais alto nível.

Numa prova de superação para muitos, pelo acumular de km's, venceu o entusiasmo e o ambiente salutar, tornando-se num dia épico. À chegada, onde esperavam para os participantes a famosa bola de Berlim, era evidente a satisfação da grande maioria, até pelo feedback transmitido à organização.

misc85

A organização movida por desafios e paixão pelo BTT abraçou este projeto pelo 3º ano consecutivo. No primeiro ano potenciou a Maia e a Trofa, como destino. No segundo ano o percurso rumou da Maia até Alfena Ermesinde e Valongo, destacando-se a Aldeia do Couce e a Serra de Valongo e Pias.

O GPS EPIC Series é um conceito de eventos, sem qualquer cariz competitivo e de baixo custo para os participantes. Assenta na exclusiva navegação por GPS, em total autonomia dos participantes, com andamento livre e guiado por um percurso disponibilizado pela organização, sendo os participantes naturais entusiastas do BTT do desporto de natureza, do cultivo de pontos históricos/turísticos/culturais de referência, de forma a promover as regiões e economias locais.

No ano 2015, foram potenciadas a Serra da Estrela, Vale de Cambra, Macedo de Cavaleiros, Ponte da Barca, Marco de Canaveses, Cinfães do Douro, V. N. de Famalicão, Murça e Santo Tirso. Em 2016 o projeto continuará com 10 mais etapas, estando o calendário ainda a ser definido, pelas organizações.