Desporto CM Maia

JPG_7cc5576664376328618c1bed62b5e6b4
15 Setembro 2017

MOBILIDADE VERDE, PARTILHADA E INTELIGENTE

Todos os anos, de 16 a 22 de setembro, a Europa celebra o seu maior evento relacionado com os transportes urbanos sustentáveis.

Focando-se essencialmente no tema «Mobilidade verde, partilhada e inteligente», a edição deste ano pretende promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos.

Sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”, a campanha deste ano visa dar especial ênfase à utilização de bens ao invés da posse dos mesmos. Os prestadores de serviços disponibilizam os seus bens, recursos ou competências, a vários utilizadores através de uma plataforma fornecida por intermediários.

A Maia associou-se a esta iniciativa promovendo uma semana de atividades diversas de sensibilização para padrões de mobilidade mais sustentáveis, culminando no dia 22, Dia Europeu Sem Carros, com o encerramento da Praça 5 de outubro, na freguesia do Castêlo da Maia.

A este conjunto de ações juntam-se as medidas de carácter permanente implementadas/a implementar em 2017, como sejam a criação de uma rede estruturada de infraestruturas de parqueamento de bicicletas, a criação de novas áreas de estacionamento tarifado, a nova sinalética do Ecocaminho e a eliminação de barreiras arquitetónicas no espaço público.

misc142