Desporto CM Maia

yoga-exercises-gymnastics-health-life-dynamic-1419835-pxhere
JPG_0f77ba5a1e061bf182ae5ca8e4f0b6ab
23 Outubro 2015

A Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro do Desporto, vai dinamizar e promover a ginástica especial e inclusiva no Complexo Municipal de Ginástica da Maia.

Esta iniciativa / projeto pretende generalizar a prática gímnica no enquadramento da população com necessidades especiais.

A referida dinamização será feita por um professor especializado e com elevada experiência no desenvolvimento do desporto adaptado.

A atividade destina-se a todos os adolescentes e adultos com necessidades especiais, mas que revelem autonomia ao nível da funcionalidade corporal.

Este é apenas mais um passo naquilo que tem sido uma constante preocupação para a Câmara da Maia e o Pelouro do Desporto - o Desporto para Todos.

Exemplo disso é a já corrente cooperação entre o Complexo Municipal de Ginástica e a APPACDM ao nível da cedência de espaços. Para além disso, este Complexo recebe eventos pontuais de Associações ligadas a esta causa.

O Pelouro do Desporto colabora também com o Clube de Natação da Maia, que conta já com cerca de 18 atletas em competição na Natação Adaptada.

Mais ainda, o nadador Pedro Ribeiro conquistou recentemente um Recorde Nacional.

Os benefícios da Ginástica Inclusiva vão desde o nível fisiológico ao psicológico, social, terapêutico e recreativo. Como:

• Aprimorar as qualidades físicas (Resistência, força e velocidade)
  • Desenvolver de habilidades físicas (Coordenação, ritmo e equilíbrio)
  • Melhorar as capacidades ao nível da ginástica
  • Promover a inserção social
  • Criar uma cultura de respeito pela diferença
  • Aumentar as relações em grupo, desde o convívio à cooperação entre utentes
  • Melhorar a auto-estima
  • Aumentar a independência do utente e o contacto entre pessoas com e sem deficiência
  • Aprender a conhecer as próprias limitações da pessoa
  • Estimular a superação de situações de frustração
  • Proporcionar acesso a tempos de lazer

• Segunda-feira: 17h30 – 18h30
  • Quarta-feira: 17h30 – 18h30
  • Sexta-feira: 16h30 – 17h30 e 17h30 – 18h30

Para mais informações contacte o Complexo Municipal de Ginástica da Maia - aqui.

Venha experimentar…