Desporto CM Maia

misc126
misc127
20 Abril 2017

O Campeonato Regional Absoluto 2017, que decorre de 22 a 30 de Abril, na ET Maia, apresenta-se repleto de novidades e de vários pontos de interesse para todos os atletas da região.

Começando pelos prémios monetários, nesta edição serão distribuídos três mil euros euros - 1500€ masculinos e 1500€ femininos – pelos protagonistas de ambos os quadros principais.

Haverá, também, mais competição no feminino. Além de o Quadro Principal e o Qualifying passarem agora a contar para o Ranking Pink Tour, o único circuito feminino de ténis a nível nacional, pelo qual, nesta edição, já passaram cerca de oitenta jogadoras nacionais, também haverá um Quadro B pontuável para esse mesmo circuito. Antevê-se mais e melhor competição de femininos, para gáudio das atletas e de todos os amantes da modalidade.

Já em masculinos, a novidade recai sobre o facto de a prova, agora, estar incluída no circuito Porto Open Junior, ou seja, será pontuável para a classificação do circuito que, este ano, irá culminar numa experiência única para aqueles atletas que mais se sobressaírem.

O “apadrinhamento” da Taça Luís Avides Moreira por parte da Câmara Municipal da Maia, cuja incomparável dedicação e apoio ao ténis têm proporcionado a evolução da modalidade não só na Maia, como em toda a região, deve ser reconhecido e realçado. Agora, vamos à acção. Vamos ao ténis!

34 anos a fazer história

Foi em 1984, apenas três anos após a fundação, que a AT Porto criou a prova sénior que atribui o título maior do ténis regional: O Campeonato Regional Absoluto. Com a mudança de milénio, em 2001, a competição passou a ter um troféu próprio que muito o prestigia, a Taça Luís Avides Moreira, em homenagem ao Dr. Luís Avides Moreira, antigo presidente desta Associação de clubes que nos deixou prematuramente e foi protagonista no estabelecimento dos seus pilares.

Este ano, na ET Maia, e com um prize-money de 3.000€ a dividir pelos quadros masculino e feminino, jogar-se-á a 34ª edição do evento. Para trás, ou melhor, na história do CR Absoluto, ficam nomes incontornáveis do ténis regional e nacional.

Várias das melhores jogadoras portuguesas de sempre foram Campeãs [Fátima Santiago (1), Joana Pedroso (3), Ângela Cardoso (1) e Ana Catarina Nogueira (2)] e Vice-Campeãs [Susana Marques (1), Joana Pedroso (1), Ana Catarina Nogueira (1) e Diana Costa(1)] da ATPorto.

Inês Moura tem o record de 10 títulos e presenças em finais — Campeã: singulares (4), pares (2) e mistos (2); Vice-Campeã: singulares (1) e mistos (1). E, no arranque do seu promissor percurso, a Maria João Koehler foi 2 vezes Campeã Absoluta da AT Porto. O jogador com o record de 6 títulos e presenças em finais é o Vítor Ferreira — Campeão: singulares (3) e pares (3). Diogo Nápoles, que nos deixou grande saudade e a Taça Diogo Nápoles perpétua a sua memória [Campeão: pares (1); Vice-Campeão: singulares (1) e pares (1)]; Frederico Vilaverde, um dos nossos árbitros internacionais [Campeão: pares (1)]; e Vasco Costa, actual presidente da Federação Portuguesa de Ténis [Campeão: pares (1)]. Marcam presença também nesta galeria dois grandes jogadores do ténis português, que jogaram estes Campeonatos nas suas fases de formação: Nuno Marques e Leonardo Tavares — Vice-Campeões de pares (1).

Últimos Campeões

Está agora na altura de sabermos um pouco mais acerca dos campeões absolutos desta década, uma vez que muitos deles iniciam agora a carreira internacional e cimentam os seus nomes no panorama nacional de ténis.

João Monteiro, depois de ser tornar bicampeão regional em 2011 e 2012, partiu para os EUA, onde concluiu um curso superior em Economia e brilhou no ténis universitário americano afirmou-se no top-10 do ténis universitário americano, tendo acabado a época 2015/16 em 9º no Ranking ITA (intercollegiate Tennis Association) a nível individual e 23º em pares (com Andreas Bjerrehus), além de ter sido considerado jogador All-American 2016 e escolhido para a equipa ideal NCAA 2016.

Depois de voltar para Portugal em 2016, com 22 anos, já conquistou o título individual no ITF Futures de Idanha-a-Nova (2016) e foi vice-campeão por duas vezes, resultados que, em pouco mais de um ano, o colocam na 465ª posição do ranking ATP. Títulos de pares em torneios ITF Futures também já arrecadou dois, em Portugal e na Tunísia.

Também Raquel Mateus, do CT Porto, começou a mostrar a sua qualidade nos Campeonatos Regionais Absolutos, onde arrecadou a Taça Luís Avides Moreira na edição de 2013 e 2015, assim como foi vice-campeã individual em 2009, 2012, 2014. Em pares também já amealhou 3 títulos de campeã regional e dois como vice-campeã. A jogadora conseguiu, em 2016, a primeira vitória em quadros principais de provas ITF, em Oeiras, e é também campeã nacional universitária em título a nível individual e em pares.

Francisco Cabral, campeão regional absoluto em 2015 e vice em 2014, sagrou-se também vice-campeão nacional nas duas últimas edições e, aos 20 anos, já iniciou a carreira internacional, tendo já no palmarés um título de vice-campeão de pares.

Bárbara Luz Medeiros, aclamada campeã regional absoluta em título, é também campeã europeia universitária por equipas (UC) 2016.

Nuno Borges, campeão regional em 2014, é o melhor júnior internacional português e, desde 2015, está a fazer história nos Campeonatos Universitários Americanos.

Agora, em 2017, a história continuará a escrever-se no Complexo Desportivo da Maia, onde os melhores jogadores da região vão discutir a almejada Taça Luís Avides Moreira, respectivos prémios monetários e a presença na “elite” do ténis do norte do país.
De 22 a 30 de Abril voltará a escrever-se história!