Ação Social CM Maia

35ª Reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Maia

29 Julho 2020

No âmbito do Programa Rede Social teve lugar, a  28 de julho, no Grande Auditório do Fórum da Maia, a 35ª Reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS).

A referida reunião foi presidida pela Senhora Vereadora do Pelouro da Habitação, Desenvolvimento Social e Bem-Estar, Ana Miguel Vieira de Carvalho, onde foram apresentados diversos projetos.

A Santa Casa da Misericórdia da Maia, apresentou as alterações às candidaturas dos Projetos Capacitar + e Incluir+, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G, e cujo arranque está marcado para 03.08.2020.

O Dr. Daniel Vasconcelos, do Movimento 55 + Associação, apresentou o Projeto 55 +. Este projeto resulta de uma candidatura apresentada ao Portugal Inovação Social, na qual o município da Maia é investidor social e destina-se a pessoas a partir dos 55 anos de idade, inativas pelo desemprego ou pela reforma, em situação de isolamento ou solidão, reconhecendo os seus saberes e competências transformando-os em serviços e experiências de proximidade.

A Dra. Inês   Abreu, Administradora Executiva da Fundação Cupertino de Miranda, expôs o Projeto “Eu e a Minha Reforma”. Este projeto resulta igualmente de uma candidatura ao Portugal Inovação Social, na qual o município da Maia é também investidor social e procura responder às necessidades das pessoas seniores através de estratégias que potenciam a literacia financeira e digital que, e por outro lado, diminua as assimetrias de informação e conhecimentos financeiros e, por outro, capacite para o acesso à utilização de serviços digitais. Este projeto arranca em setembro.

Um dos principais objetivos destas reuniões é dar a conhecer os programas existentes aos parceiros do Conselho Local de Ação Social da Maia, para que todos possam estar ao corrente e dar os seus contributos quer na sua divulgação quer na referenciação de utentes.