Cultura CM Maia

Agenda Fevereiro_Biblioteca Municipal da Maia

01 a 28 Fev
Adicionar a calendário 2023-02-01 00:00:00 2023-02-28 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Fevereiro_Biblioteca Municipal da Maia Evento
Agenda Fevereiro_Biblioteca Municipal da Maia

Contos Contigo Conto

Hora do Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “Querido monstro” de Dita Zipfel e para os mais pequeninos, “A caixa das preocupações” de Suzanne Chiew.

LOCAL | Escolas / Biblioteca Municipal

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

OBSERVAÇÕES | atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Oficina “Internet Segura”

Esta atividade tem como objetivo promover junto das crianças e jovens a utilização esclarecida, critica e segura da internet.

HORÁRIO | 40 min

LOCAL | Escolas / Biblioteca Municipal

PÚBLICO-ALVO | infantil/ juvenil

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

OBSERVAÇÕES | atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Vem conhecer a tua Biblioteca

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

BiblioConto Sénior

Hora do Conto

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

LOCAL | Lares e Centros de dia

PÚBLICO-ALVO | público sénior

HORÁRIO | por marcação

4 de fevereiro, 12h00

Apresentação do livro “A Menina que Tinha Medo de Cães”, de Carina Novo

Sofia é uma menina que gosta de brincar, de sonhar e de correr com as suas pernas altas e elegantes. Como qualquer criança tem medos e o dela é bem comum. Foge a sete pés quando vê cães e esconde-se atrás dos pais para se proteger. Tem sempre os olhos bem abertos para que nenhum canino se aproxime dela. Pais e amigos procuram ajudá-la, mas todas as tentativas fracassam, até que certo dia algo inesperado acontece…

4, 11, 18 e 25 de fevereiro, 11h30

Histórias fiadas

Hora do Conto

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

2, 3, 23 e 24 de fevereiro

Comunidade de Leitores

O ciclo da comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de “leitura em movimento” como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais. Este mês o livro proposto para discussão no dia 02 é “Pequenas coisas como estas” de Claire Keegan, para o dia 23 é “Elizabeth Finch” de Julian Barnes.

HORÁRIO | Dia 02 às 15h00 e dia 03 às 21h00

Dia 23 às 15h e dia 24 às 21h

11 de fevereiro, 15h00

Encontro com o escritor José Barros

A Biblioteca Municipal Maia, através da sua Comunidade de Leitores, promove o encontro com o escritor José Barros em torno do seu livro “As pessoas invisíveis”. Em 1980, é encontrado em Berlim um caderno que relata a descoberta, em terras portuguesas, de uma jazida de ouro, segredo que levará o leitor aos anos da Segunda Guerra Mundial, à exploração de volfrâmio e à improvável amizade de um engenheiro alemão com o jovem Xavier Sarmiento, que descobre ter o dom de curar e se fascina com a ideia de poder. É a sua história, de curandeiro e mágico a temido chefe das milícias, que acompanharemos ao longo do romance, assistindo às suas curas e milagres, bem como aos amores clandestinos e à fuga intempestiva para África. O encontro constitui uma oportunidade de dar a conhecer o escritor e as suas obras ao público maiato em geral.

25 de fevereiro, 16h00

Asas de poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.