Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

17 a 21 Jun
Adicionar a calendário 2021-06-17 00:00:00 2021-06-21 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

Agenda de atividades culturais promovidas pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia para o fim de semana, 18, 19 e 20 de junho.

FÓRUM DA MAIA

18, 19 e 20 de junho
Grande Auditório do Fórum da Maia
“Jazz no Parque Central da Maia 2021”

A Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia promove, pela oitava vez, um evento dedicado aos jovens valores do Jazz, intitulado “Jazz no Parque Central”, nos dias 18, 19 e 20 de junho.
Numa parceria com a Associação Porta Jazz, este evento congregará projetos musicais de inegável qualidade que procuram refletir a criatividade universal e a alma transcultural (e transcontinental) do jazz contemporâneo.
O Jazz no Parque Central contará com a presença de músicos integrados em circuitos de concertos e festivais internacionais, conferindo-lhe um cariz internacional e possibilitando a projeção de músicos nacionais. Um evento que cruza no mesmo palco, pelo breve espaço de três dias uma série de seis concertos ao final do dia e à noite, e na manhã de sábado. Inicialmente previsto para o Parque Central da Maia, as previsões climatéricas adversas para os próximos dias obrigaram-nos a alterar o local para o Grande Auditório do Fórum da Maia.

Entrada livre. Lotação limitada às orientações da DGS.

Sexta-feira, 18 de junho, 18h30
“A Incerteza do Trio Certo”

Sexta-feira, 18 de junho, 21h30
“Dança dos Desastrados” – Miguel Ângelo Quarteto

Sábado, 19 de junho, 11h30
Mariana Vergueiro + Baile Lindy Hop

Sábado, 19 de junho, 18h30
“Lugares” - Gianni Narduzzi

Sábado, 19 de junho, 21h30
Jeffery Davis Quintento

Domingo, 20 de junho, 17h00
Puzzle 3

Programa completo: https://bit.ly/3vwn8Jd

Até 27 de junho
Fórum da Maia - Galeria D. Manuel II
Exposição "Maria Vai Com as Outras"
Esta exposição nasce da cooperação entre a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia e o Colégio Novo da Maia, no sentido de dar visibilidade aos projetos realizados pelos alunos finalistas do Curso de Artes Visuais, no âmbito das disciplinas de Desenho A, Oficina das Artes e Oficina Multimédia B.
"Maria Vai Com as Outras", é uma exposição que se apresenta como um conjunto de retratos da mundividência das artistas e das suas inquietações pessoais, sociais e políticas. São expressões do inconformismo que, através da instalação, desenho, arte digital e multimédia, dão forma à cultura.
Os trabalhos em exposição são da autoria de Francisca Oliveira, Maria Santos e Marta Lages.
Gratuito
Terça-feira a Domingo: 10h00 - 22h00

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOUTOR JOSÉ VIEIRA DE CARVALHO

Sábado, 19 de junho. 11h30
Biblioteca Municipal da Maia
“Histórias Fiadas”
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família. Ao longo do mês de junho teremos as histórias “O coala que foi capaz” da autoria de Rachel Bright e Jim Field; “O livro com fome” da autoria de André Madaleno; “O Urso, o piano, o cão e o violino” de David Litchfileld e “Óscar e o faísca” da autoria de Claire Freedman e Kate Hindley.
Gratuito
Info e inscrições: 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

Até 26 de junho
Biblioteca Municipal da Maia
Exposição
“Os Santos Populares e as Tradições”
Sinopse: junho é o mês dos Santos Populares, com arraiais e diversão por todo o país nas noites de Santo António, de S. João e de S. Pedro. Festas de grande animação, em que o povo sai à rua para comer, beber e dançar com cheiro de manjericos, bonitos balões coloridos e alegres marchas populares.
Horário: segunda das 18.00h às 22.30h / terça a sexta das 09.30h às 22.30h / sábado das 09.30h às 22.30h
Gratuito.

17 e 18 de junho
Biblioteca Municipal da Maia
Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia
A edição da Comunidade de Leitores, de 2020 a 2022, denomina-se "IN LIVROS”, com o tema “Os Livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores.
Horário: Dia 17 às 15h00 e 18 às 21h00 - discussão do livro "Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes.
Gratuito
Info e inscrições: 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Sábado, 19 de junho
Museu de História e Etnologia da Terra da Maia
Workshop para Famílias "Este Foral não é Meu"
Os Serviços Educativos do Museu de História e Etnologia da Terra da Maia retomam a partir de 17 de abril, com duas sessões em horários diferentes, a oficina para Famílias "Este Foral não é Meu", integrado na exposição que assinala os 500 anos do Foral da Maia.
"Este Foral não é Meu" é uma Oficina (Workshop) de artes plásticas, desenvolvida em Família e que servirá de complemento às visitas guiadas às exposições do Museu, privilegiando a Exposição temporária "500 ANOS - FORAL DA MAIA", com o objetivo de dar a conhecer aos utilizadores, a história da Maia e o século XVI, com a atribuição do Foral, em 1519, pelo Rei D. Manuel I.

Gratuito.
Inscrições obrigatórias.
Inscrições e outras informações:
Museu de História e Etnologia da Terra da Maia
Praça 5 de Outubro-Avioso Santa Maria• 4475-601 Maia
Tel.+ 351 22 987 11 44• Fax+ 351 22 944 06 33
Email: museu@cm-maia.pt
Horários das oficinas: 10h30 - 12h00 l 14h30 - 16h00

Até 30 de dezembro
Exposição “500 Anos do Foral da Maia”
Está patente no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia até dezembro de 2021, a exposição que assinala os 500 Anos do Foral da Maia.
Um Foral é, sem sombra de dúvida, um dos documentos mais importantes, na definição da identidade de um território.
Outorgaram-se forais desde antes da independência de Portugal, ora por razões de defesa, ora para incentivar o povoamento, ora para reorganizar o território.
Séculos passados, no final do reinado de D. João II, avolumam-se queixas que levariam a uma profunda reforma dos forais levada a cabo por D. Manuel I. O foral da Maia está entre os muitos que D. Manuel concedeu.
Neste ano em que se assinalam os 500 anos da outorga do foral da Maia, entende a Câmara Municipal disponibilizar ao público uma exposição de longa duração (até 2021) sobre esta temática.
Esta exposição pretende levar o visitante numa viagem no tempo, desde o século XI até ao século XVI, contando a história dos forais e, particularmente, do foral da Maia, mas também a história do território maiato e das suas gentes.
Terça-feira a sábado, 09h00 – 12h30 I 14h00 – 17h30
Gratuito.

QUINTA DA CAVERNEIRA

17 a 20 de junho – quinta a sábado (19h00) I Domingo (16h00)
Quinta da Caverneira
"Espécies Lázaro"
116ª criação Teatro Art'Imagem

Voltar à vida ou não. "Espécies Lázaro" é uma comédia áspera e azeda em que quatro personagens masculinas de diferentes origens e condições coincidem num mesmo lugar sem ter, aparentemente nada em comum além de tomar forças para voltar à sua vida antiga e mudar radicalmente o curso da mesma. Durante a sua convivência inesperada num espaço arrasado pelo fogo, com avistamento duma espécie lázaro como único objetivo, os quatro personagens descobrirão um sentido comum que fará mover todas as suas certezas.
Nesta ocasião, a autora, – Vanesa Sotelo, também responsável da montagem cénica retoma a sua reflexão sobre a rutura de fronteiras a através das raízes da língua galega e portuguesa.
Dramaturgia e encenação: Vanesa Sotelo; Assistência de Encenação: Daniela Pêgo; Interpretação: Flávio Hamilton, Pedro Carvalho, Davide González; Sonoplastia: Davide González; Cenografia: Vanesa Sotelo e José Lopes; Figurinos: Sofia Silva; Desenho de Luz: André Rabaça; Fotografia: Nuno Ribeiro; Design Gráfico: Tiago Dias; Produção: Sofia Leal e Zé Pedro.

BILHETEIRA
5,00€ Normal
3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.
Horário: 45 minutos antes do início de cada espetáculo.
ENTRADA MEDIANTE RESERVA PRÉVIA ATÉ À LOTAÇÃO DA SALA
Info e reservas:222 084 014 I 917 691 753 | 910 818 719
teatroartimagem@teatroartimagem.org

GALERIA COMERCIAL DO MAIA JARDIM

Até 30 de junho
Galeria Comercial do Maia Jardim
Exposição
"A Moeda na História"
Portugal encontra-se entre os países que produziram uma das mais ricas e variadas moedas do mundo. Esta posição deve-se à sua longa História como país e como país pioneiro na epopeia dos Descobrimentos e trocas comerciais. Uma viagem desde as primeiras moedas até aos nossos dias, abordando diversas facetas da numismática.
Entrada Gratuita
ABERTA AO PÚBLICO:
Segunda a sexta: 08h00 - 21h00
Sábados e Domingo: 08h00 - 19h00

CONTACTOS: 22 940 86 43 | infocultura@cm-maia.pt
FÓRUM DA MAIA | GABINETE DE HISTÓRIA

BREVEMENTE:
- “O Livro da Maia – exposição fotográfica de Alfredo Cunha
Inaugura no próximo dia 26 de junho, às 16h00, com sessão de apresentação no Grande Auditório do Fórum da Maia, a exposição “O Livro da Maia – exposição fotográfica de Alfredo Cunha”, que estará patente até 22 de agosto.
Mais info: https://bit.ly/3cNXNnu