Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

11 a 14 Jun
Adicionar a calendário 2021-06-11 00:00:00 2021-06-14 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

Agenda de atividades culturais promovidas pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia para o fim de semana, 11, 12 e 13 de junho.

FÓRUM DA MAIA

Até 16 de junho
“A Imprensa Clandestina”
Por ocasião do centenário do Partido Comunista Português e passados 47 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal da Maia e a Direção da Organização Regional do Porto do PCP promovem, entre 27 de maio e 16 de junho, uma exposição sobre imprensa clandestina, destacando a sua importância, mas também o heroísmo de todos os que a produziam e difundiam, enfrentando a ditadura fascista e as prisões.
Em 1926, um golpe militar abriu portas a um processo que viria a instaurar uma ditadura em Portugal. O processo foi acompanhado da fascização do Estado e com ela surgiram as perseguições, prisões arbitrárias, torturas e assassinatos, proibição de partidos políticos, proibição da liberdade de imprensa e imposição de censura prévia… tudo isto aliado à perpetuação de situações de miséria, fome e pobreza extrema.
A imprensa clandestina – particularmente o «Avante!» pela sua regularidade, ligação aos problemas e conhecimento da situação do país – era um informador que furava a censura, mas também um guia de ação, um orientador das massas com vista ao derrubamento do fascismo.
Dando expressão a uma grande – e pouco conhecida – diversidade de jornais clandestinos (alguns dos quais editados dentro das próprias prisões fascistas – a exposição incluirá documentos originais, dos arquivos regionais do PCP, alguns dos quais inéditos, e destacará igualmente situações relacionadas com a Maia, seja pela notícia do «Avante!» de 1944 em que a população da Maia se manifestou contra a saída de bens alimentares para a Alemanha Nazi, seja pela homenagem que faz aos vários maiatos presos, alguns dos quais pela difusão de imprensa clandestina.
Gratuito.
Terça-feira a Domingo: 10h00 - 22h00

Até 27 de junho
Fórum da Maia - Galeria D. Manuel II
Exposição "Maria Vai Com as Outras"
Esta exposição nasce da cooperação entre a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia e o Colégio Novo da Maia, no sentido de dar visibilidade aos projetos realizados pelos alunos finalistas do Curso de Artes Visuais, no âmbito das disciplinas de Desenho A, Oficina das Artes e Oficina Multimédia B.
"Maria Vai Com as Outras", é uma exposição que se apresenta como um conjunto de retratos da mundividência das artistas e das suas inquietações pessoais, sociais e políticas. São expressões do inconformismo que, através da instalação, desenho, arte digital e multimédia, dão forma à cultura.
Os trabalhos em exposição são da autoria de Francisca Oliveira, Maria Santos e Marta Lages.
Gratuito
Terça-feira a Domingo: 10h00 - 22h00

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOUTOR JOSÉ VIEIRA DE CARVALHO

Sábado, 12 de junho. 11h30
Biblioteca Municipal da Maia
“Histórias Fiadas”
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família. Ao longo do mês de junho teremos as histórias “O coala que foi capaz” da autoria de Rachel Bright e Jim Field; “O livro com fome” da autoria de André Madaleno; “O Urso, o piano, o cão e o violino” de David Litchfileld e “Óscar e o faísca” da autoria de Claire Freedman e Kate Hindley.
Gratuito
Info e inscrições: 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

Até 26 de junho
Biblioteca Municipal da Maia
Exposição
“Os Santos Populares e as Tradições”
Sinopse: junho é o mês dos Santos Populares, com arraiais e diversão por todo o país nas noites de Santo António, de S. João e de S. Pedro. Festas de grande animação, em que o povo sai à rua para comer, beber e dançar com cheiro de manjericos, bonitos balões coloridos e alegres marchas populares.
Horário: segunda das 18.00h às 22.30h / terça a sexta das 09.30h às 22.30h / sábado das 09.30h às 22.30h
Gratuito.

Sábado, 12 de junho, 16h00
Biblioteca Municipal da Maia
Encontro com autor
Apresentação do livro “Outros Nós”, de Mário Barbosa
Mário José Pimenta Barbosa Monteiro nasceu a 13 de fevereiro de 1949 no Porto. A juventude passou-se entre a cidade invicta e Madalena, em Gaia. Foi lá que se sentou, pela primeira vez, nos bancos da escola. Seguiu-se o liceu no Alexandre Herculano e a Faculdade de Engenharia. Trabalhou quase sempre no setor da construção civil, mas também foi professor, vendedor e empresário. E, agora, dedica-se ao que sempre quis fazer, a rádio. É locutor/animador e há mais de 20 anos que tem vários programas da sua autoria em rádios regionais e rádios online. O sonho de criança tornado realidade. Um dia quis escrever um livro. Estas são as suas memórias.
Gratuito
Info e inscrições: 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 30 de dezembro
Exposição “500 Anos do Foral da Maia”
Está patente no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia até dezembro de 2021, a exposição que assinala os 500 Anos do Foral da Maia.
Um Foral é, sem sombra de dúvida, um dos documentos mais importantes, na definição da identidade de um território.
Outorgaram-se forais desde antes da independência de Portugal, ora por razões de defesa, ora para incentivar o povoamento, ora para reorganizar o território.
Séculos passados, no final do reinado de D. João II, avolumam-se queixas que levariam a uma profunda reforma dos forais levada a cabo por D. Manuel I. O foral da Maia está entre os muitos que D. Manuel concedeu.
Neste ano em que se assinalam os 500 anos da outorga do foral da Maia, entende a Câmara Municipal disponibilizar ao público uma exposição de longa duração (até 2021) sobre esta temática.
Esta exposição pretende levar o visitante numa viagem no tempo, desde o século XI até ao século XVI, contando a história dos forais e, particularmente, do foral da Maia, mas também a história do território maiato e das suas gentes.
Terça-feira a sábado, 09h00 – 12h30 I 14h00 – 17h30
Gratuito.

QUINTA DA CAVERNEIRA

Até 13 de junho
Exposição
"História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar…, lembrar Sepúlveda"
Lembramos Sepúlveda através da memória do espetáculo «História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar», a partir da obra do autor, que o Teatro Art’Imagem estreou em 2008, com dramaturgia e encenação de Pedro Carvalho e Valdemar Santos, com uma exposição que apresenta os materiais cenográficos e as marionetas de Sandra Neves, relembrando o universo do espetáculo.
A exposição tem curadoria de Sandra Neves, cenógrafa e marionetista que concebeu toda a plástica e o cartaz do espetáculo.
Fica patente ao público ate dia 13 de junho de 2021.
Gratuito

15 de junho, 19h00 - ESTREIA
Quinta da Caverneira
"Espécies Lázaro"
116ª criação Teatro Art'Imagem

Voltar à vida ou não. "Espécies Lázaro" é uma comédia áspera e azeda em que quatro personagens masculinas de diferentes origens e condições coincidem num mesmo lugar sem ter, aparentemente nada em comum além de tomar forças para voltar à sua vida antiga e mudar radicalmente o curso da mesma. Durante a sua convivência inesperada num espaço arrasado pelo fogo, com avistamento duma espécie lázaro como único objectivo, os quatro personagens descobrirão um sentido comum que fará mover todas as suas certezas.
Nesta ocasião, a autora, – Vanesa Sotelo, também responsável da montagem cénica retoma a sua reflexão sobre a ruptura de fronteiras a através das raízes da língua galega e portuguesa.

Dramaturgia e encenação: Vanesa Sotelo; Assistência de Encenação: Daniela Pêgo; Interpretação: Flávio Hamilton, Pedro Carvalho, Davide González; Sonoplastia: Davide González; Cenografia: Vanesa Sotelo e José Lopes; Figurinos: Sofia Silva; Desenho de Luz: André Rabaça; Fotografia: Nuno Ribeiro; Design Gráfico: Tiago Dias; Produção: Sofia Leal e Zé Pedro.

BILHETEIRA
5,00€ Normal
3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.
Horário: 45 minutos antes do início de cada espetáculo.
ENTRADA MEDIANTE RESERVA PRÉVIA ATÉ À LOTAÇÃO DA SALA
Info e reservas:222 084 014 I 917 691 753 | 910 818 719
teatroartimagem@teatroartimagem.org

GALERIA COMERCIAL DO MAIA JARDIM

Até 30 de junho
Galeria Comercial do Maia Jardim
Exposição
"A Moeda na História"
Portugal encontra-se entre os países que produziram uma das mais ricas e variadas moedas do mundo. Esta posição deve-se à sua longa História como país e como país pioneiro na epopeia dos Descobrimentos e trocas comerciais. Uma viagem desde as primeiras moedas até aos nossos dias, abordando diversas facetas da numismática.
Entrada Gratuita
ABERTA AO PÚBLICO:
Segunda a sexta: 08h00 - 21h00
Sábados e Domingo: 08h00 - 19h00

CONTACTOS: 22 940 86 43 | infocultura@cm-maia.pt
FÓRUM DA MAIA | GABINETE DE HISTÓRIA

BREVEMENTE:
- Jazz no Parque Central da Maia
Programa:
. 18 de junho, 18h30
“A Incerteza do Trio Certo”
. 18 de junho, 21h30
“Dança dos Desastrados” – Miguel Ângelo Quarteto
. 19 de junho, 11h30
Mariana Vergueiro + Baile Lindy Hop
. 19 de junho, 18h30
“Lugares” - Gianni Narduzzi
. 19 de junho, 21h30
Jeffery Davis Quintento
. 20 de junho, 17h00
Puzzle 3

Mais info: https://bit.ly/3wWtSkN