Cultura CM Maia

'a aurora não se demorará', de SantoSilva

29 Abr a 19 Jun
Adicionar a calendário 2022-04-29 00:00:00 2022-06-19 00:00:00 Europe/Lisbon "a aurora não se demorará", de SantoSilva Evento
"a aurora não se demorará", de SantoSilva

30 de abril a 19 de junho
(inaugura a 29 de abril, 21h30)
Fórum da Maia
"a aurora não se demorará", de SantoSilva

Assente no objetivo de valorização e promoção de talentos emergentes, elemento integrante da política cultural do município, a Câmara Municipal da Maia apresenta, através do seu Pelouro da Cultura, a exposição “a aurora não se demorará” de SantoSilva, desenvolvida a partir de um trabalho de investigação artística em torno das tradições judaico-cristãs.
De 30 de abril a 19 de junho, no Fórum da Maia, SantoSilva recorre aos meios da videoarte, da pintura e de um ritual performativo a fim de convidar o observador a aproximar-se da sua condição de finitude, sob o ímpeto da brutalidade. Fá-lo a partir de um pressuposto: o Fim como potência do porvir.
Terça a Domingo, das 10h00 às 22h00
Entrada Livre

ARTISTA
SantoSilva (Lisboa, 1980), licenciado em Sociologia e em Artes Plásticas. Formador de pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Diretor da Escola Utopia, Arte & Ideias, residente na Maia, estando atualmente a concluir o seu doutoramento em Arte Contemporânea na Universidade de Vigo.
O trabalho artístico de SantoSilva debruça-se sobre questões capitais da existência humana, sob o prisma da finitude, recorrendo a meios como a performance, a videoarte e a pintura.
Performance
“ao terceiro dia aprendemos o fogo”
Diariamente, SantoSilva, realizará o ritual performativo “ao terceiro dia aprendemos o fogo”, no qual, através do “rito”, convida o espectador a refletir sobre os seus costumes e sobre a sua própria condição de ser finito.
30 de abril a 19 de junho de 2022
segunda a domingo, às 10h00
Fórum da Maia
Entrada livre

Mesa-redonda
“arte e finitude”
Dia 19 de junho o Fórum da Maia acolhe a realização de uma mesa-redonda que contará com a participação do artista, ensaísta e professor Tomás Maia e o escritor e editor Nuno Higino que abordarão a problemática da “arte e finitude” a partir dos trabalhos de SantoSilva, à qual seguir-se-á a apresentação do catálogo relativo à exposição “a aurora não se demorará”.
O encerramento da exposição prevê ainda a performance final de “ao terceiro dia aprendemos o fogo”.
19 de junho, 18h00
Entrada livre

SERVIÇO EDUCATIVO
Ciente da importância das atividades lúdico-expressivas enquanto elemento moderador das relações entre as instituições e a comunidade cultural maiata, a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia propõe, através do Serviço Educativo do Fórum da Maia, oficinas e visitas enquadradas nos temas das exposições patentes no Fórum da Maia, proporcionando, sempre que possível, uma aproximação às temáticas e às técnicas promovidas.
Naturezas Ilustradas
Inserida no âmbito da exposição “a aurora não se demorará” o serviço educativo do Fórum da Maia apresenta “Naturezas Ilustradas” uma oficina, inspirada na obra de SantoSilva, que pretende apelar à sensibilização ambiental.
Na primavera a natureza começa a despertar e com ela as flores vão surgir! Papel, cera, flores e colagens vamos criar um jardim repleto de animais dispostos a participar, crescer e voar. Modelar, desenhar, derreter, cortar e colar, formigas e abelhas? O que será que vamos encontrar…?
Oficinas para famílias
Data: 15 de maio e 19 de junho
Oficinas para escolas
Data: terça a sexta, por marcação
Horário: 10h00 às 12h00 ou 14h30 às 16h30

VISITAS GUIADAS
Proporcionando uma aproximação entre a comunidade, os seus espaços expositivos e os artistas, as visitas guiadas desenvolvidas no âmbito da exposição “a aurora não se demorará” serão conduzidas pelo próprio artista em articulação com o serviço educativo do Fórum da Maia, no sentido de possibilitar a todos os participantes uma aproximação ao universo artístico de SantoSilva.
Visitas guiadas para a comunidade escolar
Data: terça a sexta, por marcação
Horários: 10h00 às 12h00 e 14h30 às 16h30
Inscrições: infocultura@cm-maia.pt