Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Município da Maia participa no webinar internacional 'A Agenda 2030 na cooperação municipal'

Município da Maia participa no webinar internacional 'A Agenda 2030 na cooperação municipal'
14 Maio 2021

A Câmara Municipal da Maia, através do Vereador do Pelouro das Relações Internacionais e Cooperação, Dr. Paulo Ramalho, em representação da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), entidade na qual o Município da Maia exerce o cargo de Vice-Presidente do Conselho Executivo desde a sua criação, irá participar no webinar "Planeamento Estratégico em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", organizado pelo Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade.

O Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade organiza o ciclo de webinars 'A Agenda 2030 na cooperação municipal' com o objetivo de promover a aproximação entre administrações locais parceiras e parceiros de países empobrecidos ou outras entidades de interesse para a troca de experiências com os nossos municípios e deputações. A ctividade, co-financiada pela Xunta de Galicia, está aberta ao público mas dirige-se em particular ao corpo político e técnico dos municípios galegos.

A primeira reunião virtual será realizada na quarta-feira, 19 de maio, das 10h00 às 11h30 (hora portuguesa), e terá como foco o ‘Planeamento Estratégico em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, com exemplos de boas práticas em diferentes países que podem servir de inspiração. Desta forma, teremos a experiência da Diputación de Huelva, que faz parte do Fundo Andaluz de Municípios de Solidariedade Internacional (Famsi) e será representada pela deputada provincial Leonor Romero. Da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) participará Paulo Ramalho, vereador do Município da Maia, enquanto os técnicos Abdulremane Chaca e Nelito Tiago falarão em nome da cidade de Pemba, membro da Associação Nacional de Municípios de Moçambique (ANAMM). O debate será moderado por Luísa Feijóo, secretária do Fundo Galego e vereadora de Ames.

As restantes três sessões, que serão convocadas bimestralmente, terão como objetivo mostrar a realidade do Sul e dos projetos de desenvolvimento, para que possamos descobrir aspectos cruciais do quotidiano das pessoas em situação de vulnerabilidade e cooperação internacional. ajudar a melhorar a sua qualidade de vida. Os webinars serão organizados por blocos temáticos: água e energia (ODS 6 e 7), igualdade de género (ODS 5) e educação de qualidade (ODS 4).

As intervenções vão também dar a conhecer as ações que o Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade apoia atualmente na Guiné-Bissau, Moçambique, Índia, Nicarágua, El Salvador e Guatemala com entidades como a Região de Cacheu, o município de Nhamatanda, a Fundação Vicente Ferrer , Amigos da Terra, Agareso, Solidariedade Internacional ou Fundação Encontro.

Inscrição: bit.ly/axenda1