Guerra e Paz na Maia na World Press Photo 2023

23 Outubro 2023

Maia recebe a exposição World Press Photo de 28 de outubro a 19 de novembro, no Fórum da Maia.

A principal competição mundial de fotografia jornalística e documental regressa ao Fórum da Maia para contar as histórias do ano com destaque para os impactos da guerra na população civil, a emergência climática e o papel global do fotojornalismo.

A World Press Photo é uma exposição impactante que apresenta o melhor fotojornalismo e fotografia documental. Os vencedores foram escolhidos por um júri independente que analisou mais de 60.448 fotografias, inscritas por 3.752 fotógrafos.

A exposição reúne ainda a Fotografia do Ano, de Evgeniy Maloletka. Uma comovedora imagem da Guerra na Ucrânia, aquando do cerco de Mariupol, que captura o sofrimento humano causado pela invasão russa.

A História do Ano reúne nove fotografias extraordinárias de Mads Nissen para nos confrontar com a vida do povo afegão sob o regime talibã.

O Prémio de Projeto de Longo Prazo, celebra o trabalho de Anush Babajanyan e a crise da água e resiliência do ser humano na Ásia Central.

E o Prémio de Formato Aberto, atribuído a Mohamed Mahdy pelo projeto colaborativo com os moradores do bairro de Al Max, Alexandria, Egito, para preservar a memória de uma vila de pescadores em rápido desaparecimento e conectá-la com o mundo através de um site interativo.

Pode visitar a Exposição de terça-feira a domingo, entre as 10:00 e as 22:00.

Visitas de estudo para escolas: infocultura@cm-maia.pt

A entrada é livre

Maia - uma comunidade culturalmente ativa

#Maia #cmmaia #municipiodamaia #concelhodamaia #maiasorrirparaavida #visitmaia