Ação de Sensibilização para Educação para o Desenvolvimento no âmbito do Projeto Redes para o Desenvolvimento

29 Abril 2016

Numa ação conjunta com a Divisão de Educação levamos a cabo uma ação de sensibilização sobre Educação para o Desenvolvimento (ED) que teve como público alvo professores e auxiliares do primeiro ciclo.
A ED “constitui um processo educativo constante que favorece as interrelações sociais, culturais, políticas e económicas entre o Norte e o Sul, e que promove valores e atitudes de solidariedade e justiça que devem caracterizar uma cidadania global responsável. Consiste num processo ativo de aprendizagem que pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para as prioridades do desenvolvimento humano sustentável. Trata-se de um instrumento fundamental para a criação de uma base de entendimento e de apoio junto da opinião pública mundial, e também da portuguesa, para as questões da cooperação para o desenvolvimento. Embora a ED não se restrinja à educação formal, é importante que esta seja incorporada progressivamente nos currículos escolares, à semelhança do que acontece com outros países europeus, para que a educação formal reflita e contribua para a criação de cidadãos atentos, exigentes e participativos na vida e na solidariedade globais”. (MNE (2006), Uma Visão Estratégica para a Cooperação Portuguesa, pp. 45-46)
Esta ação teve como objetivo chamar a atenção dos referidos técnicos para a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que assumem uma importância vital, a nível global, para os próximos 15 anos e torna-se imperativo começarmos esta “educação” pelas camadas mais jovens da nossa população.

\r\n

.