Câmara da Maia defende criação de Campus de Formação Profissional

20 Agosto 2024

A Câmara Municipal da Maia defende a criação de um Campus de Formação Profissional no Município. A concretização desta ideia foi o principal ponto de uma reunião de trabalho com o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira.

O encontro sentou à mesa a Câmara Municipal da Maia, representada pela Vice-Presidente, Emília Santos, o Presidente do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Domingos Lopes, e o Diretor Regional do IEFP, César Ferreira, bem como o CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte, local onde aconteceu a reunião, e o CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel.

A concretizar-se, o Campus de Formação Profissional da Maia será o primeiro do género a nível nacional e que resulta da ambição deste Município em criar um polo de excelência em formação profissional e, assim, responder aos desafios emergentes do mercado de trabalho, fomentando respostas à medida para as cerca de 20 000 empresas sediadas no concelho.

É desejo do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, “incrementar a oferta formativa em áreas de grande empregabilidade como forma de potenciar emprego qualificado e com melhor remuneração no concelho”. “Nesse sentido, a autarquia privilegia a parceria institucional com entidades que estão especialmente vocacionadas para esta área como forma de atingir esses objetivos”.