Jornadas Europeias do Património

26 a 28 Set
Adicionar a calendário 2014-09-26 00:00:00 2014-09-28 06:00:00 Europe/Lisbon Jornadas Europeias do Património Consoante o Programa
Jornadas Europeias do Património
Institucional

Ao longo dos dias 26, 27 e 28 de setembro a Maia recebe as Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que pretende desenvolver junto dos cidadãos uma maior sensibilização para a importância da proteção do património.

A iniciativa envolve cerca de 50 países, promovendo em cada um deles um programa de atividades anual, maioritariamente gratuitas. Com o tema “Património”, proposto pela Direção-Geral do Património Cultural – entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional -, pretende-se chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre atualizado através de novo conhecimento, de novas leituras e de novas interpretações, acompanhando a evolução das mentalidades, das ideias e também das modas.

O tema escolhido desperta ainda a atenção para a importância que o património cultural nacional encerra, seja construído ou imaterial, para um desenvolvimento social, económico e social equilibrado e harmonioso.

Para o sucesso da iniciativa a Maia conta com o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, que se associou com um programa que pretende sensibilizar a comunidade para da proteção do património, material e imaterial, uma vez que é o veículo de ligação ao conhecimento.

Na Maia as sugestões começam, no dia 26, com a visita guiada à Igreja Conventual de S. Salvador de Moreira da Maia, um primitivo mosteiro que data dos meados do séc. IX e que apresenta como principais atrativos o altar-mor e os dois altares cruzeiro em talha dourada barroca, a capela-mor revestida com azulejos padrão e ainda a relíquia do Santo Lenho. No dia 27 as propostas

passam pela visita às exposições “Bouça da Cova da Moura: diziam os antigos que habitavam lá os Mouros” e “O trajar na Terra da Maia”, terminando com uma oficina Pedagógico/didática intitulado os “Pequenos Oleiros”, no dia 28.

Programa:

Dia 26

Visita guiada à Igreja Conventual de S. Salvador de Moreira da Maia

14h30 – 16h00

Centros de Dia/Lares

Dia 27

1. Visita guiada à exposição permanente “Bouça da Cova da Moura: diziam os antigos que habitavam lá os Mouros”

09h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00

Comunidade geral

Marcação Prévia | 229871144 | museu@cm-maia.pt

2.Visita guiada à exposição temporária “O trajar na Terra da Maia”

09h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00