Agenda Biblioteca Municipal da Maia_junho 2024

01 a 29 Jun
Adicionar a calendário 2024-06-01 00:00:00 2024-06-29 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Biblioteca Municipal da Maia_junho 2024 Evento
Agenda Biblioteca Municipal da Maia_junho 2024
Cultura

Agenda de atividades para o mês de junho na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho.

Até 16 de junho

Maia BD - Festival Internacional de Banda Desenhada

Exposição "Urban Sketchers na Maia"

A mostra dos desenhos criados pelos Urban Sketchers que se reuniram na primeira edição do festival, liderados pelo autor de BD Paulo J. Mendes, residente na cidade da Maia, e que percorreram as ruas da cidade, retratando-a em papel. O resultado dessa saída, na forma de cadernos, esboços e desenhos finais, está exposto na Biblioteca.

Entrada livre.

Segunda-feira, 18h00 - 23h00 I Terça-feira a Domingo, 10h00 - 22h00.

1, 8, 15, 22 e 29 de junho, 11h30

Hora do Conto – “Histórias Fiadas”

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

Entrada livre.

Hora do Conto – Contos Contigo Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “O Mar Viu”, de Tom Percival, e para os mais pequeninos, “A Raposa um pouco silenciosa”, de Nicola Kinnear.

Duração: 20 min

Locais: Escolas / Biblioteca Municipal

Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

Gratuito.

Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Vem conhecer a tua Biblioteca

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

Duração: 45 min

BiblioConto Sénior

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

Duração: 45 min

Locais: Lares e Centros de dia

Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

8 de junho, 15h00

Apresentação do livro "A música como coadjuvante terapêutica nos seniores", de Isabel Rodrigues

Neste livro, a autora, retrata a importância da questão da musicoterapia enquanto técnica, que permite à pessoa idosa o encorajamento a participar em diferentes tipos de atividades que envolvam música. Musicoterapia é, portanto, um ato de cuidar diferenciado onde a pessoa idosa é favorizada na expressividade do fenómeno pensar e compreender o envelhecimento

20 de junho, 15h00 I 21 de junho, 21h00

Comunidade de Leitores

O ciclo da comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de leitura em movimento como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais. Este mês o livro proposto para discussão é "Os dias de Saturno" de Paulo Moreiras.

22 de junho, 15h00

Comunidade de Leitores

Encontro com o escritor Paulo Moreiras

A Biblioteca Municipal da Maia, promove através da Comunidade de leitores o encontro com o escritor Paulo Moreiras em torno do seu livro "Os dias de Saturno".

Amor e comida são os ingredientes principais deste romance, em que o cómico e o trágico seguem lado a lado, por entre segredos, acasos e embustes, sempre na busca de quem somos. É na Lisboa do século XVIII, desmedida e faustosa, a fervilhar de vida e infestada de ratoneiros, tabernas, comédias e casas de pasto, que perambulam as personagens deste romance cheio de reviravoltas: entre elas, o poeta satírico Tomás Pinto Brandão, alfaiate dos costumes, ou o padre Rafael Bluteau, autor do Vocabulário Português e Latino; destacam-se, no entanto, o médico da corte João Curvo Semedo e o mestre cozinheiro Domingos Rodrigues...

29 de junho, 11h30

Apresentação do livro "A Fada Annika", de Nisa Silveira

A “Fada Annika” conta a história mágica e sensível do encontro de uma fada muito especial com um menino de 6 anos. Pedro é uma criança um pouco rebelde que praticamente não tem amigos, pois adora passar os dias a infernizar os colegas. No entanto, no dia do seu aniversário, teve um confronto com essa situação e acabou por conhecer a fada Annika e o seu amuleto especial que o fez repensar valores e mudar completamente a sua vida.

Entrada livre

Atividade inserida na rubrica "Histórias Fiadas".

29 de junho, 16h00

Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.