Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Programa Comemorações do Centenário de Fernando Campos

23 Abr a 24 Set
Adicionar a calendário 2024-04-23 00:00:00 2024-09-24 00:00:00 Europe/Lisbon Programa Comemorações do Centenário de Fernando Campos Evento
Programa Comemorações do Centenário de Fernando Campos
Cultura

Programa Comemorações do Centenário de Fernando Campos

23 de abril de 1924, Águas Santas - 1 de abril de 2017, Lisboa

Fernando Campos, assume-se no contexto cultural maiato e português, como uma das mais relevantes figuras das letras. No que ao contexto do Concelho da Maia diz respeito, assume-se, indiscutivelmente, como a voz literária maiata de maior projeção nacional e internacional.

O autor, nascido em Águas Santas em 23 de Abril de 1924, estreou-se na criação literária em 1986, com um retumbante sucesso editorial (“A casa do pó”, Difel:1986), livro que o alcandorou de forma imediata, a uma posição cimeira do panorama editorial português, constituindo uma peça chave para a revitalização do subgénero literário do romance histórico.

Quando editou A Casa do Pó, em 1986, a sua primeira obra, Fernando Campos era um desconhecido da generalidade dos portugueses. Contudo, o sucesso retumbante rapidamente o alcandorou a um patamar de excelência, fazendo dele um nome incontornável das letras portuguesas a partir da segunda metade do século XX.

A formação em Filologia Clássica ajudou-o a moldar o seu estilo literário. Conhecido, sobretudo, pelas obras de cariz histórico aventurou-se, igualmente, em outras de cariz mais fantástico. A sua obra encontra-se traduzida em várias línguas.

Considerado pela generalidade da crítica e pela academia, como um dos maiores escritores portugueses da segunda metade do século XX, Fernando campos, é, também, um maiato de corpo e alma que, na diversidade temática da sua obra, ousou fazer da Maia e da história da Maia assunto para uma das suas obras; “O cavaleiro e a águia”.

Em Setembro de 2019, por altura da celebração do 95º aniversário do escritor, a Biblioteca Municipal da Maia, organizou o 1º Colóquio dedicado a Fernando Campos denominado “FERNANDO CAMPOS: VIDA E OBRA DE UM HUMANISTA”. Este Colóquio constituiu um momento marcante e decisivo para se pôr o autor maiato no roteiro da atenção da comunidade maiata, metropolitano e a nível nacional.

Este Colóquio foi o inicio da concretização e valorização da sua obra mas também o despertar para a necessidade de produção de material dedicado ao autor de molde a que fosse possível levá-lo ao conhecimento de todas as gerações maiatas.

Foi a pensar neste desafio e tendo em mente a discussão de como promover o contacto de Fernando Campos com o público maiato, metropolitano e nacional, que decidimos promover um conjunto de iniciativas, consolidando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo destes anos, reforçando assim, o conhecimento do autor maiato.

Neste sentido, a Câmara Municipal da Maia, através da Biblioteca Municipal, pretende promover um conjunto de iniciativas no ano 2024, ano de celebração do centenário do seu nascimento.

São muitas e diversificadas as atividades pensadas para celebrar tão excelsa figura das letras lusas, sempre com o intuito de alargar o seu público leitor, independentemente da sua idade. Faça-se deste centenário um renascimento do autor para as novas e velhas gerações de leitores.

 

Programa:

Maratona de Leitura

23 de abril de 2024

A Maratona de Leitura é o evento que abre oficialmente as celebrações do Centenário do

Nascimento de Fernando Campos. Constitui-se como um ato simbólico, desenvolvendo-se no preciso dia do seu aniversário (23 abril).

A evocação será feita através da leitura integral de uma obra sua, no caso “A ponte dos suspiros”.

Esta é, sem dúvida, uma forma diferente de convocar a comunidade leitora a participar ativamente a ler um trecho do livro escolhido, permitindo desse modo familiarizar-se diretamente com o texto camposiano.

 

Peça Teatral

A Sala das Perguntas – fragmentos da vida de Damião de Góis

28 de abril de 2024

118º Criação da Companhia Teatro Art'Imagem, A Sala das Perguntas – fragmentos da vida de Damião de Góis. Grande Auditório do Fórum da Maia

A Sala das Perguntas é uma peça teatral construída a partir da recriação dramatúrgica do romance histórico homónimo de Fernando Campos.

Expansão naval, viagens de Damião de Góis “pela Europa do segundo quartel do século XVI”, Antuérpia, decadência, Erasmo, Lutero, Melâncton, guerra, ditadura religiosa, Inquisição…

As demandas do humanista português – interiores, amorosas, filosóficas –, os segredos do seu nascimento e da sua morte, ficcionados por Fernando Campos.

 

Fernando Campos: exposição comemorativa

Inauguração dia 4 de julho, 18 horas, patente de 4 de julho a 22 de setembro de 2024

No centenário do nascimento de Fernando Campos, propomo-nos fazer uma exposição que tem como foco central a "palavra", onde o percurso literário e a obra biográfica do homenageado são celebrados. O tema da exposição baseia-se na vida e percurso literário deste autor tornando-se assim o epicentro do programa de comemoração. A significava importância desta proeminente figura literária e sua conexão com a Maia são elementos fundamentais a serem considerados ao explorar a exposição. A exposição irá ser concebida com inspiração na biografia do autor, sendo esta uma fonte valiosa de dados, premindo-nos extrair informações essenciais para enriquecer criativamente o projeto expositivo. Dessa forma, a exposição não apenas retrata a evolução literária do homenageado, mas também lança luz sobre os aspetos mais pessoais e relevantes da sua vida, para uma experiência mais completa e envolvente dos visitantes.

Será uma abordagem em 5 unidades temáticas:

1 - Uma Linha de vida e do tempo

2 - A esfera privada - infância, família, estudos

3 - O mundo da escrita

4 – A bibliografia

5 - Títulos das obras literárias

 

Serviço Educativo

O Serviço Educativo do Fórum da Maia pretende desenvolver e apresentar um conjunto de atividades temáticas enquadradas e desenvolvidas no âmbito das comemorações.

Visitas Orientadas - À exposição que estará patente nas galerias do Fórum da Maia. Por marcação. infocultura@cm-maia.pt

Oficinas Temáticas - Serão desenvolvidas duas oficias pensadas para serem realizadas em contexto de famílias e escolar (dos 5 aos 10 anos). Por marcação. infocultura@cm-maia.pt

 

Lançamento das reedições e biografia de obras na Feira do Livro da Maia 6 a 15 de julho 2024

Dia 7 de julho de 2024, 18h – Feira do Livro da Maia

Venda das publicações no Stand das edições da Câmara (à consignação) de exemplares das reedições e da Biografia de Fernando Campos

 

Congresso Nacional/Internacional

20 e 21 de setembro 2024 - Congresso Nacional/Internacional.

O congresso dedicado a Fernando Campos terá a denominação de «Congresso do Centenário: Fernando campos, obra Literária e Plástica» Este Congresso presta homenagem a Fernando Campos no ano do centenário do seu nascimento, promovendo a participação de leitores, incluindo conversas com familiares e amigos de Fernando Campos, além de participações de especialistas da obra camposiana. Este evento assumir-se-á como um espaço privilegiado, não só de celebração do homem e do autor, mas, igualmente, como palco de reflexão sobre o legado do homem, escritor e artista plástico, numa vertente inclusiva no que à partilha de conhecimento diz respeito. O mote para este congresso é dado pelo título, nele se plasmando as duas grandes linhas orientadoras a partir das quais os diferentes contributos de edificarão: Literatura e Obra Plástica. Estes são os dois grandes domínios em que Fernando Campos deixou obra feita. O olhar cruzado para o qual somos convidados, instaura nos estudos camposianos, uma nova etapa, a de relacionar literatura, pintura e escultura, o que é o mesmo que desafiar-nos a ver o autor para além do domínio estrito da literatura, pedindo-nos contribuições para outros desafios epistemológicos da pluri- e interdisciplinaridade na sua obra. Lançamento das atas do 2 e 3º Colóquio Fernando Campos realizados em 2022 e 2023.

 

Agenda Literária

Conceção e edição de uma Agenda Literária plurianual dedicada a Fernando Campos.

A agenda literária foi pensada, desenhada e executada para evocar o escritor nascido na Maia Fernando Campos, com o intuito de fazer dela uma companhia diária do seu usuário ao longo do curso dos anos, bem como servir de introdução à sua obra, aqui apresentada na fórmula de um livro por mês; a cada mês um livro novo será apresentado através de citações, aforismos etc.

A agenda literária Fernando Campos, para além de se constituir como um instrumento de

trabalho prático é, sem dúvida, uma forma simples, despretensiosa, mas extremamente eficaz de entrar no espírito da obra camposiana.

O facto de a agenda não se vincular a um determinado ano em concreto, permite uma utilização reiterada, ano após ano, podendo ser encarada, igualmente, como um artigo de oferta de superior bom gosto.