04 Jul a 22 Set
Adicionar a calendário 2024-07-04 00:00:00 2024-09-22 00:00:00 Europe/Lisbon Exposição “O Homem da Máquina de Escrever” Celebra o Centenário do Nascimento de Fernando Campos Evento

4 de julho a 22 de setembro

Fórum da Maia

Inaugura dia 4 de julho às 18h00.

Integrando o Programa das Comemorações do Centenário do Nascimento de Fernando Campos (1924-2017), a Câmara Municipal da Maia, através do seu Pelouro da Cultura, promove a exposição “Fernando Campos - O Homem da Máquina de Escrever”. A exposição decorrerá no Fórum da Maia de 4 de julho a 22 de setembro, celebrando a vida e obra deste destacado escritor, com um enfoque na “palavra” e no seu percurso literário.

Sobre Fernando Campos

Nascido em Águas Santas, Maia, Fernando Campos destacou-se como professor, investigador, ensaísta e ficcionista, deixando um legado inestimável na literatura portuguesa. Licenciado em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra, publicou várias obras didáticas e de investigação etimológica e literária. Entre os seus trabalhos destacam-se "Prosadores Religiosos do Séc. XVI", "A Sala das Perguntas", "A «Vida de S. Teotónio», uma Fonte de Os Lusíadas?", "O Prisioneiro da Torre Velha" e "O Cavaleiro da Águia", um romance histórico que tem como protagonista D. Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador.

O seu primeiro romance, "A Casa do Pó", publicado em 1986, revitalizou o romance histórico em Portugal e alcançou sucesso internacional com edições em França e na Alemanha. Outras obras notáveis incluem "Psiché" (1987) e "O Pesadelo de dEus" (1990), onde explorou temas metafísicos e religiosos, demonstrando a sua versatilidade literária. Residente em Lisboa, Fernando Campos lecionou no ensino secundário e terminou a sua carreira na Escola Secundária Pedro Nunes, onde foi amplamente respeitado por alunos e colegas. Em 1995, recebeu o Prémio Eça de Queirós da Câmara Municipal de Lisboa, em reconhecimento pelo seu contributo à literatura portuguesa.

A Exposição

A exposição “Fernando Campos - O Homem da Máquina de Escrever” visa não só homenagear Fernando Campos, mas também oferecer ao público uma oportunidade de redescobrir a sua genialidade através da escrita. O Vereador do Pelouro da Cultura, Mário Nuno Neves, destaca que “Lembrar e homenagear Fernando Campos é lembrar e homenagear um maiato que revelou a sua genialidade pela escrita, exprimindo através dela a sua imensa erudição, criatividade e sensibilidade... um dos sinais da sua imensa inteligência.”

De entrada livre, a exposição estará aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 22h, no Fórum da Maia.

Exposição - “Fernando Campos - O Homem da Máquina de Escrever”

4 de julho a 22 de setembro

Visitas guiadas à exposição

Pré-escolar a jovens até ao 9º ano

5 de julho a 20 de setembro

Por marcação

Oficinas para famílias*

“Eu e a minha máquina de escrever”

21 de julho, 10h30

Crianças a partir dos 4 anos

“Um título, várias histórias”

1 de setembro, 10h30

Crianças a partir dos 6 anos

*As oficinas aqui apresentadas pelo Serviço Educativo do Fórum da Maia são gratuitas, limitadas às vagas existentes e requerem inscrição prévia.

Ficha técnica:

Câmara Municipal da Maia, Pelouro da Cultura

Vereador do Pelouro da Cultura:

Mário Nuno Neves

Chefe da Divisão da Cultura:

Sofia Barreiros

Produção: