Processo Participativo – Sessões

O município pretende que a metodologia de construção deste instrumento, fundamental para planear o futuro do território da Maia, seja uma oportunidade para envolver todos os atores e agentes locais na definição das linhas estruturantes do futuro desejado para o concelho e também um esforço concertado para valorizar os projetos e os planos que o município tem em desenvolvimento.

Está em implementação um pioneiro processo participativo que se desenvolve ao longo de todas as fases do processo de revisão do PDM.

Na fase 2 – Diagnóstico convidamos a trazerem memórias do território da Maia (por exemplo na forma de fotografias antigas) para procurarmos refletir sobre os problemas e recursos da freguesia e do município, com o propósito de construir um diagnóstico colaborativo sobre o território que temos.

Na fase 3 – Tem como objetivo a construção de um conjunto de propostas territoriais e temáticas, alinhadas com os objetivos do PDM e as orientações nacionais da tutela. Algumas propostas serão concretizadas de forma experimental em colaboração com os agentes locais.
Em complemento, foi criada uma Plataforma digital de organização das memórias da Maia – fotografias antigas que pretendemos que coloquem as vossas fotografias georreferenciadas.

Na fase 4 – Em setembro de 2020 retomou-se a concretização do processo participativo do Plano Diretor da Maia, interrompido pela pandemia “Covid-19”.
Assim, encontram-se concluídas as sessões da Fase 4 - “Apresentação do PDM nas Freguesias” as quais foram realizadas entre os dias 8 de setembro e 8 de outubro de 2020, com nova ronda nas freguesias.
A realização do PDM - Maia Experimenta, com a implementação das ações experimentais do PDM realizaram-se entre os dias 10 a 25 de outubro de 2020.

Consulte o folheto com a descrição das fases e como participar e a metodologia do processo participativo.

Poderá efetuar a consulta dos relatórios da fase 1 à fase 4 [Fase 1 e 2] [Fase 3 e 4]

Processo Participativo – Eventos Decorridos

Processo Participativo – Sessões Decorridas