World Press Photo 07

07 Novembro 2007
Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal da Maia – através do seu Gabinete de Relações Internacionais, de 16 de Novembro a 6 de Dezembro, traz novamente à Maia, a exposição de fotojornalismo World Press Photo – de qualidade internacionalmente reconhecida.
Esta exposição itinerante, única no género, resulta de um concurso anual de fotojornalismo e é subordinada a temas de interesse mundial, tais como: Guerras; Fome; Desastres Ecológicos; Conflitos Étnicos e Religiosos; Repressão e Opressão; Miséria Física e Psicológica.

A Fundação World Press Photo, sem fins lucrativos, nasceu nos Países Baixos com o principal objectivo de promover a liberdade de imprensa em todo o mundo, apoiando o fotojornalismo no desvendar e comunicar dos factos sem sujeição a qualquer tipo de censura. Assim, baseada na liberalização informativa, a World Press Photo surge como uma chamada de atenção em prol de um mundo melhor através da publicação de inúmeras fotos sugestivas de assuntos controversos quer a nível político-económico, quer sócio-cultural.
Todos os anos é feita a eleição das fotografias que compõem cada edição da World Press Photo, por um júri internacional independente composto por 13 membros, inclui profissionais de jornais, agências noticiosas e revistas dos quatro cantos do globo. A exposição está patente anualmente em 90 locais de 40 países de todo o mundo. Para lá dos prémios há dezenas de fotografias que condensam a actualidade vivida no último ano e mostram o trabalho de alguns dos melhores repórteres fotográficos do mundo. Na edição deste ano foram submetidas a concurso 78.083 imagens, provenientes de 4.460 fotógrafos de 124 países.

A Fundação World Press Photo tem como patrocinadores oficiais a Canon e a TNT sendo igualmente apoiada pela Dutch Postcode Lottery, o que possibilita um cumprimento mais eficaz dos objectivos a que se propõe e no seio dos quais se destaca a promoção da livre circulação de informação, não condicionada por qualquer tipo de censura, em todo o mundo. Para além do patrocínio directo à Fundação, esta permite que cada instituição que apresente a exposição anual de fotojornalismo World Press Photo possa recorrer ao apoio de organizações e empresas interessadas em colaborar no evento. Como vem sendo hábito, a Câmara Municipal da Maia, na apresentação da World Press Photo conta, com os apoios da Caixa Geral de Depósitos e da Fundação Caixa Galicia. Este ano repetem-se os patrocínios.
Em simultâneo com a Exposição de Fotojornalismo World Press Photo, serão exibidos os trabalhos premiados com o 7º Prémio de Fotojornalismo atribuído pela revista Visão, em 2007.
O Prémio VISÃO Fotojornalismo destina-se a galardoar, anualmente, o que de melhor se produz em Portugal na área da reportagem fotográfica. Com a supervisão da World Press Photo e aberta a todos os profissionais residentes no nosso país, esta iniciativa conta com a participação de editores de algumas das mais importantes publicações jornalísticas e agências noticiosas de todo o mundo.

Horário WPPh

Domingo/sexta: 15.00h /19.00h
Sábados: 15.00h /19.00h e 21.00h/23.00h

Preço dos bilhetes:

Público em geral: 3.50€

Membros do círculo “cultura é vida”; portadores de cartão jovem/estudante: 2.50 €

Imprensa, maiores de 65 anos e menores de 12 anos inclusive: entrada gratuita (mediante apresentação de documento comprovativo)

Marcação de visitas escolares de 2ª a 6ª das 09.30h às 12.00h. As visitas de instituições de ensino são gratuitas desde que previamente marcadas. Para tal efeito devem ligar para o 22 940 86 43 (Forum da Maia) e falar com a Dª Paula Ramalho.