RECITAL DE MÚSICA CLÁSSICA no Fórum Jovem da Maia

11 Junho 2015
O auditório do Fórum Jovem da Maia acolhe no próximo dia 12 de junho, às 21h00, um Recital de Música Clássica levado a efeito pelos pianistas António Sarmento Dias e Bernardo Santos e pelo guitarrista Francisco Berény, numa iniciativa da AMARE – Associação de Música, Artes e Espetáculo, com o apoio do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

No recital serão interpretadas obras de Schumann, Liszt, Villa-Lobos, entre outros, num espetáculo com entrada livre.

António Sarmento Dias nasceu na Maia a 7 de Maio de 1993 e iniciou os seus estudos musicais numa escola local particular. Em 2002 ingressou no Conservatório de Música da Maia onde, em 2011, concluiu o 8º grau na classe da Professora Ana Paula Sampaio. É licenciado em Música pela Universidade de Aveiro na classe do Professor Álvaro Teixeira Lopes, onde frequenta o Mestrado. Participou em diversos concursos dos quais se inclui V edição do Concurso Manuel Ivo Cruz (2º Prémio), X edição do Concurso Ibérico de piano do Alto Minho (3º Prémio) e XIV edição do concurso de Santa Cecília (menção Honrosa). Atualmente é professor na Escola de Música da AMARE.

Bernardo Santos nasceu em 1995 e iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade, ingressando na Escola de Música do Colégio de São Teotónio, em Coimbra, tendo concluído o 8º grau com a classificação final de 20 valores na disciplina de piano, na classe da professora Klara Dolynay. Participa regularmente em concursos nacionais e internacionais, destacando-se a sua premiação no Concurso Internacional do Conservatório Russo Alexander Scriabin (Paris), em 2013. Tem recebido conselhos dos pianistas Aquilles Delle Vigne, Boris Berman, Josep Colom, Luiz de Moura Castro, Manuela Gouveia, Pamela Mia Paul, Paul Badura-Skoda, entre outros. Desde 2009 que colabora frequentemente com a Orquestra Clássica do Centro com a qual tocou, em estreia mundial, o 2º Concerto de Daniel Hellbach. Apresentou-se em recitais a solo em Coimbra, Lisboa, Porto e Fribourg (Suíça). Atualmente, Bernardo Santos frequenta o segundo ano de Licenciatura em Música na Universidade de Aveiro, estando a ser acompanhado pelos professores António Chagas Rosa (Música de Câmara) e Álvaro Teixeira Lopes (Piano).

Francisco Berény nasceu em 1995 no Porto e iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos. Frequentou o Curso de Música Silva Monteiro onde trabalhou com os professores Hugo Sanches, Paula Marques, Óscar Rodrigues e Pedro Rodrigues. Participou em vários recitais, destacando-se a sua apresentação na Assembleia da República, na Câmara Municipal do Porto onde teve o papel de solista com a Orquestra Juvenil da Bonjóia, no Palacete Viscondes Balsemão e no Festival Musicatos. Colabora regularmente em iniciativas com a Associação Música e Esperança de Portugal e tem um duo ativo com o pianista Álvaro Teixeira Lopes. Tem vindo a contactar com vários guitarristas em Masterclasses, nomeadamente, Paula Marques, Michel Sadanovsky, Dejan Ivannovich, Margarita Escarpa, Pedro Rodrigues, Enno Voorhorst, Judicael Perroy, Javier Somoza, Marco Tamayo, Michalis Kontaxakis e Daniel Wolff. Para além destas atividades, Francisco participou em concursos onde obteve alguns prémios: 3º prémio na categoria superior do Concurso Internacional de Almada, 2º prémio no Concurso Internacional do Fundão e Menção Especial do Juri na IV Mostra Musical de Villagarcia de Arousa. De momento frequenta o primeiro ano da licenciatura em Música na Universidade de Aveiro com o professor Pedro Rodrigues.

A AMARE, Associação de Música, Artes e Espetáculos é uma associação sem fins lucrativos, sediada na Maia, que tem como missão cultivar o gosto pelas artes promovendo eventos culturais. A AMARE entrou em atividade em 2012 e é na área da educação musical que dedica a maior parte dos seus esforços, dinamizando diversas atividades desde o ensino pré-escolar à idade sénior. A sua escola de música, com cerca de 50 alunos, funciona no sentido de proporcionar à comunidade a oportunidade de aprender música com a orientação de professores experientes, num ambiente saudável e educativo.

Junho 2015