MaiaFinicia esteve no ISMAI

24 Novembro 2008
No passado dia 19 de Novembro, a Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Juventude levou a cabo mais uma Sessão de Esclarecimento MaiaFinicia, desta vez no ISMAI e vocacionada para a sua comunidade académica.

Esta Sessão de Esclarecimento visou esclarecer os alunos do ISMAI sobre o MaiaFinicia e a oportunidade que poderão encontrar neste mecanismo de concretizar a sua ideia de negócio. (Fotos gentilmente cedidas pelo Jornal MaiaHoje aqui).

MaiaFiniciaO Sr. Professor Doutor Domingos Oliveira Silva, agradeceu o facto da Câmara Municipal ter levado o MaiaFinicia ao ISMAI, classificando este mecanismo como uma excelente oportunidade para todas as pessoas que queiram começar ou até modernizar um negócio.

O Sr. Vereador Hernâni Ribeiro agradeceu ao ISMAI, na pessoa do Sr. Professor Doutor Domingos Oliveira Silva o facto de, desde a primeira hora, se ter disponibilizado para acolher e dinamizar esta iniciativa e, referiu que a presença do MaiaFinicia no ISMAI, se deveu a uma série de alterações que entretanto ocorreram no Finicia Eixo III, onde se insere o MaiaFinicia permitindo, desta forma, um apoio bastante bom para as Novas Empresas (Start-up's). Uma vez que o ISMAI é a Instituição de Ensino Superior do Concelho e o Município tem vários mecanismos de apoio ao Empreendedorismo onde se insere, também o MaiaFinicia,  corporizando uma sugestão emanada do Conselho Municipal de Juventude, a Câmara Municipal sugeriu aos restantes parceiros que se realizasse esta Sessão de Esclarecimento, facto que foi acolhido por todos, proporcionando assim a informação necessária a todos os interessados que estudam e trabalham no ISMAI.

Esta iniciativa, a par das realizadas na TECMAIA, Fórum da Maia, Junta de Freguesia de Nogueira e Quinta da Caverneira em Águas Santas contou com a presenças de técnicos do IAPMEI e do BES, no sentido de apresentar técnicamente o MaiaFinica. A Dra. Ana Rosas, do IAPMEI fez uma apresentação sobre a plataforma em que funciona o MaiaFinicia, sublinhando o facto de ser um mecanismo de financiamento com uma taxa de juro preferencial e com 20% financiados pela Câmara Municipal sob a forma de subsídio reembolsável sem qualquer encargo de juro ou taxa.

O Dr. Marco Silva, do Banco Espírito Santo (BES) fez uma apresentação sob a vertente económica tendo, inclusivé, apresentado um caso prático em que se verificou qual a mensalidade que ficaria a pagar um promotor para um determinado montante solicitado.

De salientar que o MaiaFinicia já tem três projectos apoiados totalizado mais de 115.000 Euros financiados e mais três projectos em fase de análise.

Todas estas apresentações encontram-se disponíveis aqui