II Festival de Danças Urbanas

07 Novembro 2007
O Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia vai levar a efeito, nos próximos dias 26 e 27 de Outubro, às 21h30, no Fórum da Maia, o II Festival de Danças Urbanas, com o objectivo de promover esta forma de arte tão popular junto das camadas jovens, corroborando a sua filosofia de não-violência, de intervenção social e prática artística e desportiva, que em tudo ilustra o modo de ser e de estar dos jovens de hoje.

Prosseguindo a política de continuidade e inovação dos projectos bem sucedidos, esta segunda edição do Festival contempla ajustamentos e melhorias em relação à edição anterior, o que se traduzirá pela realização do Festival em dois dias, pelo aumento do número dos grupos participantes e pela inclusão nos espectáculos de formações musicais que se movimentam na área do beatbox e do hip-hop.

O II Festival de Danças Urbanas terá em palco mais de cem dançarinos que integram os seis grupos participantes: D@nce 4U, de Águas Santas; Juvedance, da Maia; Slave Dance, de S. Pedro Fins; Teeneight, de Pedrouços; Vitae Dança, de Gueifães e ZooGang, da Maia. Participam, ainda, dois grupos musicais, a saber: Duplo Som (rap) e Magic Loop (beatbox), grupos juvenis do Concelho da Maia que farão o encerramento dos dois espectáculos do Festival.

O II Festival de Danças Urbanas conta com a colaboração do Grupo de Voluntários da Protecção Civil da Maia, que garante a segurança do evento.

A fim de controlar a afluência do muito público que se prevê venha assistir ao Festival, o ingresso está condicionado à aquisição de bilhetes com o valor facial e simbólico de €1.00 (um euro), à venda no Fórum Jovem da Maia, na Casa do Alto e nas Lojas da Juventude.

É do domínio público que o Festival de Danças Urbanas, realizado em Novembro de 2006, foi um enorme sucesso, facto reconhecido, tanto pelos cerca de oitenta jovens participantes, como pelas cerca de novecentas pessoas que assistiram ao Festival, como ainda pela comunicação social. É igualmente reconhecido que o Festival de Danças Urbanas incentivou os grupos participantes à melhoria técnica e artística do seu trabalho, que lhes abriu novos horizontes, tanto em termos de projectos como em termos de apresentações, e que incentivou o surgimento de outros grupos para esta prática artística e desportiva.