Concurso Europeu de Banda Desenhada 'União Europeia e Cidadania' para Jovens >16 anos

Concurso Europeu de Banda Desenhada "União Europeia e Cidadania" para Jovens >16 anos
18 Dezembro 2008
A Direcção-Geral da Justiça, da Liberdade e da Segurança da Comissão Europeia está a organizar um concurso destinado à criação de uma banda desenhada de uma única página (“prancha”) e sem texto intitulada “União Europeia e Cidadania”. A banda desenhada deverá ilustrar o tema da cidadania na União Europeia, tanto para aqueles que são seus cidadãos como para aqueles que apenas aí residem.

O concurso está aberto, principalmente, aos estudantes de arte e de grafismo com um mínimo de 16 anos de idade, residentes num dos 27 Estados-Membros da União Europeia. No entanto, qualquer outra pessoa dessa mesma idade (estudante ou não de arte e de grafismo) que seja residente na União Europeia e que se interesse pelo assunto, pode igualmente inscrever-se no concurso. São convidados a realizar, individualmente, uma banda desenhada de uma única página (“prancha”) e sem texto, destinada a ilustrar o tema da cidadania na União Europeia e de responder à questão: “Cidadão na Europa, o que é que isso quer dizer?”

O vencedor do Primeiro Prémio Europeu receberá um cheque de um montante de 6 000 euros, o vencedor do Segundo Prémio Europeu um cheque de 4 000 euros e o vencedor do Terceiro Prémio Europeu um cheque de 2 000 euros.

A Data limite para envio dos trabalhos é 27 de Fevereiro de 2009.

Para mais Informações acede ao site do concurso aqui

Também poderás aceder ao Regulamento aqui

O objectivo deste concurso é permitir a todos os cidadãos da União Europeia, ou cidadãos de um país terceiro que residam na União Europeia, exprimirem-se sobre a sua própria experiência de vida de cidadãos na União Europeia.

A noção de vida de um cidadão na União Europeia, e não apenas de cidadão da União Europeia, permitirá à União Europeia não só implicar activamente nesta actividade jovens que residem na União Europeia sem ser, forçosamente, seus cidadãos, como também abordar uma dimensão mais alargada do conceito de cidadania.