Casa do Alto acolhe NAU - Festival de Cinema e Fotografia Jovem nos dias 4, 5 e 6 de Fevereiro

03 Fevereiro 2011
O NAU - Festival de Cinema e Fotografia Jovem nasce por iniciativa de alunos do curso de Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa - Gustavo Santos, José Magro, André Guiomar e Manuel Mendes - como espaço de divulgação de obras audiovisuais e fotográficas de jovens criadores.

O mote essencial é a linguagem portuguesa como modo de afirmação artística. O Festival realizar-se-á a 4, 5 e 6 de Fevereiro de 2011 no Complexo Municipal da Casa do Alto e conta com o apoio do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

O Festival Nau surge, através de interesses comuns a estudantes e jovens que tentam o seu percurso profissional na área da fotografia e do cinema como uma forma de investimento na arte portuguesa de qualidade.

A preocupação partilhada, relativa a algumas dificuldades na dinâmica de divulgação das produções, no âmbito do ensino, ou na óptica do jovem que procura iniciar a sua carreira no campo, resulta na criação do espaço do festival, especialmente dedicado à comunicação de tais obras.

O mote é a língua portuguesa, mas essencialmente a linguagem portuguesa, entendida de forma geral como o modo de expressão e vivência da cultura nacional. O objectivo é o entendimento e criação do fundo comum inerente a todos os portugueses, e evidenciá-lo como um ponto de partida para as artes.

A bola está do lado do jovem artista. O participante é livre de expressar, através da sua arte, o que considera os pontos mais fortes e mais fracos da temática, assim como definir ele mesmo o conceito, desde que o justifique de forma apropriada. Mas o interesse fundamental do projecto é sobretudo a divulgação das criações portuguesas na área.

Nesse sentido, o festival Nau confere espaço de visionamento a projectos audiovisuais e fotográficos aos mais novos, mesmo os que não possuem qualquer formação na área.

O projecto Nau foi de imediato abraçado pelos elementos que constituem o Júri. Inês d’Orey - vencedora do prémio Novo Talento Fotografia FNAC em 2007, o fotógrafo Carlos Lobo - vencedor do Prémio Fotográfico BES Revelação em 2005 e Hernâni Ribeiro, Vereador da Juventude da Câmara Municipal da Maia - como corpo de avaliação qualitativa das obras.

Os trabalhos concorrerão, entre outros, ao Prémio Revelação, que distingue, de entre a globalidade das obras, uma criação jovem, e ao Prémio Sub-18, destinado à melhor curta-metragem ou fotografia, de autor com 18 ou menos anos de idade.

Nau – Festival de Cinema e Fotografia Jovem conta com o apoio da Câmara Municipal da Maia, da Universidade Católica Portuguesa, das empresas SempreID e Doce Alto, da Livraria Lello & Irmão, do centro comercial Dolce Vita Porto e do Festival Internacional de Cinema do Porto Fantasporto.

"Quando jovens decidem iniciar qualquer evento na área da Cultura,há sempre uma dose de loucura e uma dose de energia, ambas louváveis. Foi assim que o Fantasporto começou em 1981. Por isso, esta Nau que se lança ao mar precisa de muita teimosia para se erguer contra os ventos e marés que tornam a criação de Cultura em Portugal uma aventura de descoberta e empenho. Assim, o Fantasporto espera que, com qualidade e rigor, com amor ao Cinema e à Fotografia, esta Nau singre muitos anos nas ondas do mar tumultuoso que agora navegam. Tudo de bom. Força!" - Beatriz Pacheco Pereira, directora do Fantasporto.

O Nau decorrerá nos dias 4, 5 e 6 de Fevereiro de 2011 no Complexo Municipal da Casa do Alto, freguesia de Pedrouços, Maia. Esta estrutura ainda hoje é reconhecida pela singularidade da sua arquitectura e pela abrangência da sua acção, uma vez que nela funcionam uma Creche/Infantário, um Centro de Juventude e um Centro de Dia.

Aprogramação do festival inclui Sessões de Competitivas, Palestras de elementos do Júri, Retrospectivas de Cinema de Língua Portuguesa, Concertos. Um dos espaços do Complexo será ainda dedicado à leitura e divulgação de literatura lusófona. De uma forma geral, Nau será um evento dedicado à celebração da língua e cultura portuguesa como forma de expressão artística.

POoderás consultar o programa em www.naufestival.com.pt

Para mais informações contacte:

Direcção do Festival Nau
naufestival@gmail.com