Quando a Arte une gerações

06 Fevereiro 2023

No âmbito do tema União de Gerações, da Atividade de Enriquecimento Curricular de CRIA+ | Artes com Cidadania, a turma 1ºB da Escola Básica do Lidador da Maia inspirou-se no imaginário da vida e obra do Sr. Joaquim Micael, para desenvolver um trabalho social e artístico.

A professora Ana Andrade, tomou a iniciativa e desencadeou um trabalho ímpar que agora relata: “Desde o primeiro contacto com a vida e a obra do Sr. Joaquim, as crianças demonstraram curiosidade e interesse em explorar a técnica do artista e o seu percurso singular. Seguiram-se aulas de grande dinamismo, experimentação, tentativa e erro, aperfeiçoamento, descoberta e concretização. Esta iniciativa ou projeto é uma homenagem ao inestimável trabalho artístico do Sr. Joaquim e aos realizadores Renata Bueno e Daniel Medina que traduziram a linguagem poética da sua obra, no filme de animação "O Carpinteiro de Papel".

As crianças que participaram neste projeto tornaram-se assim porta-vozes da valorização do envelhecimento e dos seus protagonistas, da importância da transmissão de heranças simbólicas e imateriais e da relevância das relações intergeracionais veiculadas pela arte.

Maia – Gerações com Futuro