Novo ano letivo, novos conteúdos: AEC CRIA +

07 Novembro 2023

Desde 2006 que o Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular é promovido pelo Município da Maia e desde essa data que se procura satisfazer as necessidades pedagógicas, lúdicas e sociais das crianças, das famílias e dos Agrupamentos de Escolas.

No presente ano letivo (2023/2024) procedeu-se a uma alteração dos conteúdos pedagógicos da AEC de CRIA +, que foram apresentados e discutidos em reunião pedagógica com os 51 técnicos afetos a esta atividade.

A dinâmica de trabalho é agora desenvolvida por períodos associadas a oficinas. As crianças do 1º ciclo do ensino básico na AEC CRIA + passam a usufruir da Oficina do Saber (1º período), Oficina da Criatividade (2º período) e a Oficina das Ciências (3º período). Paralelamente, e ao longo de todo o ano letivo, decorre a oficina de Filosofia com Crianças.

Na Oficina do Saber pretende-se reconhecer a importância de se ser um bom cidadão, compreender as diferenças individuais e coletivas, saber comunicar de forma eficaz e trabalhar competências relacionais, sociais e interculturais.

Na Oficina da Criatividade procura-se aguçar a sensibilidade das crianças para a diversidade do que acontece à sua volta. A díade criatividade-arte, será o meio para criar e surpreender, desconstruir e seguir um caminho onde não há certo ou errado, aceitando o erro como forma de aprendizagem.

Na Oficina das Ciências procura-se promover aprendizagens de cariz prático, de interesse diário e que possam ser úteis para as crianças, procurando que assumam atitudes de pesquisa e experimentação – atitude científica. Compreendendo os fenómenos e os acontecimentos observados e, deste modo, contribuir para um melhor conhecimento, compreensão e domínio do mundo que os rodeia.

Maia – Gerações com Futuro