Escola Básica da Seara assinala o Dia Nacional da Língua Gestual

screenshot_20231116_101648_gallery
screenshot_20231116_101655_photos
17 Novembro 2023

No âmbito da CAF - Componente de Apoio à Família, assinalou-se o Dia Nacional da Língua Gestual - Dia 15 de Novembro, com a presença de Ângela Teixeira e Ana Gonçalves que trabalham juntas no projeto de sensibilização para a Língua Gestual Portuguesa.

De uma forma lúdica e divertida, foi através do livro de Elsa Silva "O que vive dentro de mim? Uma formiguinha no peito" que foram exploradas as emoções, os sentimentos e as cores correspondentes, através da Língua Gestual. Foi explicado às crianças a diferença entre Língua e Linguagem Gestual e que a Língua Gestual não é universal e que não existem pessoas surdas-mudas mas sim, surdas.

As crianças puderam executar diferentes gestos formando letras, palavras e números e estiveram atentas e entusiasmadas, participaram muito e no fim levaram um marcador de livros com o seu nome e com todas as letras adaptadas à Língua Gestual, oferecidos pelas convidadas.

A professora Elsa Silva destacou: “Estamos muito gratos à Ângela Teixeira e à Ana Gonçalves pela presença, pela disponibilidade e pela forma meiga, clara e divertida como dinamizaram a sessão".

Maia – Gerações com Futuro