Direção Geral da Educação marca presença nos Clubes de Filosofia

castelo
10 Maio 2023

O Município da Maia e a APEFP - Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, entidades promotoras dos Clubes de Filosofia: ”Penso, Logo Cresço” receberam na Escola Secundária do Castêlo da Maia a representante da DGE (Direção Geral da Educação) que veio conhecer o funcionamento dos Clubes e participar na Palestra sobre “Direitos Humanos – a memória do Holocausto.” Uma iniciativa que percorre todos os Clubes de Filosofia do Município, e que tem como objetivo a sensibilização para a preservação da memória e o ensino do Holocausto, numa perspetiva transversal à Cidadania e aos Direitos Humanos. Permitindo uma reflexão filosófica sobre como prevenir todas as formas de discriminação, xenofobia, homofobia, racismo bem como outras formas de desrespeito pela dignidade humana.

As facilitadoras de Filosofia Elsa Silva, Isabel Branco e Maria José Lopes têm acompanhado e organizado todos os debates realizados em torno deste tema estruturante e marcante da história mundial, acrescentando um conjunto de exposições que demonstram o trabalho feito em cada Clube.

Neste dia 9 de maio o auditório da Escola Secundária do Castêlo da Maia encheu-se de alunos dos 5º e 6º anos da EB 2/3 do Castêlo da Maia para a 3ª palestra do ciclo de debates, subordinada ao tema/problema “Não nos esqueceremos”, com os seus professores e a sua direção de escola, com a representação da Câmara Municipal da Maia, com a APEFP e com a DGE, na pessoa da Drª Paula Pereira. Os alunos presentes tiveram ainda a oportunidade de colocar as suas perguntas com o objetivo de aprofundarem os conhecimentos sobre este tema.

Maia - Juntos pela Educação.