A Filosofia da Felicidade une todas as gerações

22 Março 2023

No passado dia 17 de março, os alunos da Escola Básica de Pedras Rubras receberam a visita dos utentes do Centro de Convívio do Centro Social e Paroquial da Areosa, para uma tertúlia em torno do tema “A Felicidade”.

A iniciativa dinamizada pela equipa AEC da Escola teve como principais objetivos a reflexão sobre a construção da felicidade ao longo da vida, o fortalecimento de relações e a dignificação da existência humana inerentes aos encontros intergeracionais.

A partir de objetos pessoais como fotografias, brinquedos e instrumentos musicais, os convidados relembraram memórias de momentos felizes, alguns deles vividos no quotidiano da instituição e possibilitados pelas atividades ocupacionais desenvolvidas em grupo. As narrativas dos utentes permitiram também perceber que há aspetos transversais à experiência da felicidade, partilhados por todos.

A professora Ana Andrade realça “Os alunos estiveram muito atentos e envolvidos, fizeram perguntas e demonstraram curiosidade em relação aos objetos apresentados. No final, ofereceram flores e um postal aos convidados, que retribuíram com o livro “Ser Feliz” e com um baú feito pelos próprios e que contém “a chave da felicidade. Este intercâmbio intergeracional ficará, certamente, na memória de todos e assinala a importância das emoções experienciadas em conjunto, que ajudam a dar sentido à vida e contribuem para a construção da felicidade.”

Maia – Gerações com Futuro