Desporto CM Maia

Programa completo dia 21 | SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

18 Setembro 2018

A Câmara Municipal da Maia disponibilizará entre o dia 16 e o dia 22 de setembro, na Praça do Doutor José Vieira de Carvalho, o Espaço de Divulgação das Iniciativas de Mobilidade Sustentável, onde poderá obter informação pormenorizada sobre a atividade desenvolvida pelo município em prol da mobilidade mais sustentável e visualizar o filme promocional sobre a Semana Europeia da Mobilidade de sobre a Mobilidade Sustentável na Maia, que aborda as várias componentes da mobilidade no município e serve de suporte à dinamização e divulgação das várias ações de sensibilização realizadas ao longo do ano.

Programa completo para dia 21:

011

Bike to Work
A Câmara Municipal promoverá o concurso “Bike to Work”, campanha que visa premiar as empresas em que maior percentagem de trabalhadores se deslocam de bicicleta para o trabalho, no dia 21 de setembro. As empresas serão desafiadas a colocar fotografias dos colaboradores que aderirem à iniciativa, numa página criada para a promoção e divulgação do evento e partilha de experiências entre as empresas participantes.

A participação é gratuita.

Clique aqui e inscreva a sua empresa.

012

Anúncio do Ciclo Trabalhador 2018
O Município da Maia pretende promover o uso da bicicleta dentro da cidade. Neste âmbito e no domínio da sua intervenção direta no universo dos seus colaboradores, prossegue com a ação de premiar anualmente os funcionários que se desloquem de casa para o trabalho de bicicleta, quer através da oferta de um reforço de pequeno-almoço saudável, quer ainda mediante a atribuição de prémios aos que se destacaram no ano, o qual é anunciado durante a Semana Europeia da Mobilidade, associada à iniciativa Bike to Work. O objetivo é incentivar o uso de meios de deslocação saudáveis e não poluentes.

Para conhecer mais detalhes sobre esta iniciativa, visualize o link do "Minuto Verde".

Anúncio da iniciativa “BICICLETA A PEDIDO”

O município disponibilizará um conjunto de bicicletas para utilização por parte dos funcionários (quer nas deslocações em serviço quer nas deslocações pessoais e pendulares), mediante requisição, promovendo a utilização dos modos de deslocação suaves, em detrimento da utilização do transporte individual motorizado.

013

Minipolícias na Praça
Inserido no projeto de prevenção e segurança rodoviária “Maia, Prevenção Rodoviária começa por Ti!”, da iniciativa da Polícia Municipal, as crianças são convidadas a fomentar as boas práticas rodoviárias enquanto peão, ciclista e utilizador de meios de transporte, incluindo os transportes públicos, aprendendo como agir em segurança, chamando a atenção dos seus Pais/Encarregados de Educação para a temática do estacionamento abusivo e indevido, com a colocação de uma multa por si criada, conjuntamente com um agente da Polícia Municipal, nos veículos automóveis que estão em violação ao Código da Estrada.

014

Escola de Ciclismo
A Escola de Ciclismo pretende ensinar e fomentar a utilização da bicicleta no sentido de desenvolver a mobilidade sustentável, regendo-se por princípios como o da segurança (individual e rodoviária), do civismo, do respeito pelo meio ambiente e da relevância da prática da atividade física incluindo também as questões da saúde e da inclusão social.

015

Anúncio dos Vencedores e Exposição dos Trabalhos dos Concursos “Bicicleta Mais Original”, “A Minha Rua e “Fotografia no Espaço Público”
Com vista à promoção dos modos suaves na deslocação de e para a escola e bem ainda à sensibilização para o design inclusivo, a Câmara Municipal, lançou ao longo do ano, junto da comunidade escolar e da população em geral os concursos “Bicicleta mais Original”, “A Minha Rua” e “Fotografia no Espaço Público”.
O concurso “Bicicleta mais Original” e “A Minha Rua” direcionaram-se à comunidade escolar do pré-escolar, do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico e o concurso de “Fotografia no Espaço Público” à população em geral.
Durante a Semana Europeia da Mobilidade 2018 serão anunciados os vencedores e no durante o Dia Europeu sem Carros a Praça do Doutor José Vieira de Carvalho e o troço da Av. D. Manuel II encerrada ao trânsito automóvel serão transformadas numa galeria de exposições com os trabalhos desenvolvidos com a comunidade escolar e população em geral, disponibilizados no espaço público.

Ver programa completo