Desporto CM Maia

MAIA COMPEX PORTUGUESE SHOWDOWN

JPG_0800948f4feddabb70530412789556f3
20 Julho 2017

É já nos próximos dias 21, 22 e 23 de julho que o Complexo Municipal de Ténis da cidade da Maia será palco da primeira grande competição internacional de Crossfit realizada em Portugal.

Mais de 200 atletas de elite disputarão o titulo da competição: Maia Compex Portuguese Showdown, evento desportivo que premeia a performance física dos modernos atletas. França e Espanha destaca-se com forte presença de atletas.

O Crossfit nasceu nos Estados Unidos e é a modalidade desportiva do século XXI, sendo a modalidade desportiva em maior crescimento nos últimos anos a nível mundial e o mais bem-sucedido negocio da industria fitness de sempre.

Os Crossfit Games - a competição da marca Crossfit aberta a todos os atletas do mundo, teve o impressionante numero de 514.222 atletas inscritos para a edição deste ano -2017!! Mais de meio milhão de atletas inscreveram-se para as qualificações online chegando a bloquear o sistema web por várias vezes. Portugueses foram cerca de 1500 os atletas que tentaram a qualificação. É esta a impressionante força da modalidade da qual muito se fala e se especula.

O número de atletas e locais de treino específicos (BOXES) não param de crescer e simultaneamente o numero de competições da modalidade cresce ao mesmo ritmo. É uma modalidade muito competitiva.

O Maia Compex Portuguese Showdown, será a primeira grande competição internacional realizada em Portugal e promete ser bastante vibrante com a presença de mais de uma centena de atletas internacionais que irão fazer a vida difícil aos muitos atletas Portugueses também inscritos. Será uma espécie de confronto de performance física entre atletas Portugueses e Estrangeiros.

Temos inscritos vários dos mais conceituados atletas nacionais do momento, pelo que é exequível que um ou outro possa tentar um lugar no pódio. O nível dos atletas nacionais tem melhorado bastante nos últimos 2 anos, fruto de várias participações em competições internacionais que vão dando conhecimento aos atletas nacionais. Seria um grande momento se algum atleta nacional atingisse um lugar de pódio em alguma das categorias. ''

Refere Nuno Araújo, promotor e criador do evento.

A competição Maia Compex Portuguese Showdown, terá 4 categorias abertas:

• Individual Feminino
  • Individual Masculino
  • Duplas Femininas
  • Duplas Masculinas

Portugal faz-se representar em todas as categorias. Ainda que em menor numero, as atletas femininas são a cada dia em maior numero nas competições, e vamos ter mesmo uma atleta de grande gabarito a nível Europeu em competição, a Holandesa Belinda Beckker, que vem a Portugal tentar mais um lugar de pódio na categoria individual feminina.

A categoria mais concorrida e que irá ser bastante disputada e emotiva até final será sem duvida a de duplas masculinas aonde a estratégia fica de mãos dadas á performance física.

A competição tem inicio na sexta feira dia 21 de julho logo pela manhã, sendo o dia dedicado as qualificações para as meias finais. Durante os 3 dias da competição os atletas irão executar várias e exigentes provas físicas de qualificação e eliminatórias, até chegarem ás aguardadas finais de domingo apenas os 8 melhores atletas de cada categoria.

O impacto visual da arena da competição promete ter um aspeto muito á moda Norte Americana e assim como nas melhores competições norte americanas a competição Portuguesa terá além da arena indoor principal, um segundo espaço, que será o fantástico estádio outdoor do complexo desportivo da cidade da Maia.

Será quase certo que as provas das finais de domingo tenham início no estádio e terminem em grande apoteose na arena indoor, deixando o publico em suspense permanente até á entrada do primeiro atleta na arena '' afirma Nuno Araújo.

A competição Portuguesa distribuirá cerca de 10.000 euros em prémios entre prize-moneys e vários outros prémios como vouchers hoteleiros oferta da cadeia Vila Galé Hotéis uma das parceiras oficial do evento.

A cidade da MAIA assume uma vez mais a ousadia de estar na vanguarda dos modernos eventos desportivos afirmando-se, cada vez mais, como a capital do desporto e cidade claramente voltada à prática desportiva nos seus vários quadrantes.

Contámos com a vossa muito importante colaboração de forma a colocar no mapa mundial Portugal como uma referencia organizativa da modalidade desportiva mais mediática e em maior crescimento da atualidade.