Ação Social CM Maia

Ação de Sensibilização “Tráfico de Seres Humanos”

02 Março 2023

Inserida no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município da Maia EQUAL +, em parceria com a APF – Associação para o Planeamento Familiar - Norte e a suas Equipas Multidisciplinares Especializadas para a Assistência a Vítimas de Tráfico Humano (EME), no passado dia 28/02/2023 decorreu na quinta dos Cónegos, uma ação de sensibilização para 50 profissionais que trabalham diretamente com públicos vulneráveis, visando contribuir para a sensibilização e formação na referenciação de vítimas de Tráfico de Seres Humanos (TSH), na sinalização, identificação e integração de vítimas.

O Tráfico de Seres Humanos (TSH) constitui uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos. É um fenómeno complexo, na maioria dos casos transnacional, de natureza oculta e em permanente mudança. Na sua base está o crime organizado, as questões de género, as vulnerabilidades e fragilidades das populações exploradas.

As estimativas apontam para milhões de pessoas vítimas de TSH em todo o mundo e são as mulheres e as crianças que apresentam uma maior vulnerabilidade à situação.

No final, ficou a vontade expressa dos profissionais continuarem a sua formação nesta área tão premente, pois a dificuldade em identificar este crime prende-se também com o facto de se confundir muitas vezes com o de auxílio à imigração ilegal.