Ação Social CM Maia

Maia é candidata a Capital Europeia do Voluntariado 2026

17 Julho 2024

No passado dia 11 de julho, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, o município da Maia viu oficialmente reconhecida a candidatura a Capital Europeia do Voluntariado 2026, numa cerimónia que contou com a presença de Mafalda Roriz e Liliana Moutinho, representantes da Câmara Municipal da Maia, dos eurodeputados Maria Manuel Leitão Marques (S&D) e Paulo Cunha (PPE) e da Diretora do Centro Europeu de Voluntariado, Gabriella Civico.

Este processo vem no seguimento da forte aposta do município da Maia na promoção do voluntariado, em especial, através do COMPROMISSUM - Centro de Voluntariado da Maia. Este centro, criado pela edilidade, tem-se afirmado como um verdadeiro catalisador do exercício da cidadania, da solidariedade e da responsabilidade social, trabalhando em estreita colaboração com as diversas entidades da Rede Social do concelho, contribuindo para a promoção da coesão social e da igualdade de oportunidades.

A iniciativa Capital Europeia do Voluntariado (#EVCapital) é promovida pelo Centro Europeu do Voluntariado (CEV) e ocorre anualmente desde 2013, ano designado como o Ano Europeu dos Cidadãos. A #EVCapital é uma competição destinada a cidades europeias, com o objetivo de promover o voluntariado a nível local, reconhecendo municípios que apoiam o voluntariado e desenvolvem parcerias com organizações promotoras de voluntariado.

Com esta candidatura à Capital Europeia do Voluntariado 2026, a Maia reafirma o seu compromisso em fortalecer o papel do voluntariado na comunidade, reconhecendo o seu contributo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.

De referir que a Maia terá a concorrência das cidades de Ballina (Irlanda) e Rzeszów (Polónia), sendo que a vencedora será anunciada em Trento, Itália, a 29 de novembro de 2024, atual Capital Europeia do Voluntariado.