Ambiente Maia

MAIA NA ÁREA DE VIGILÂNCIA DO FOCO DE GRIPE AVIÁRIA EM GIÃO - VILA DO CONDE

04 Março 2022

Na quinta-feira, dia 3 de março, a DGAV anunciou um foco de infeção por vírus da gripe aviária numa exploração caseira em Gião, Vila do Conde. As medidas de controlo decretadas afetam, além do concelho de Vila do Conde, os concelhos da Maia, Póvoa de Varzim, Trofa e Matosinhos, pela proximidade que mantém em relação à zona do foco, sendo por isso designadas como áreas de vigilância.

Posto isto, e segundo o Edital nº 15 da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade, encontram-se proibidas, até ao dia 3 de abril e em todo o concelho, as seguintes atividades:

– repovoamento de aves de espécies cinegéticas;

– feiras, mercados, exposições e outros ajuntamentos de aves detidas;

– circulação de aves detidas, de subprodutos animais obtidos de aves detidas e de ovos para consumo humano a partir de e para estabelecimentos aqui localizados;

– circulação de ovos para incubação a partir de estabelecimentos aqui localizados;

– circulação de carne fresca (incluindo miudezas) e produtos à base de carne de aves detidas e selvagens a partir de matadouros ou estabelecimentos de manipulação de caça aqui localizados.

A Gripe Aviária é uma doença infeciosa viral que atinge aves selvagens, de capoeira e outras aves mantidas em cativeiro. O vírus de alta patogenicidade provoca mortalidade muito elevada, especialmente nas aves de capoeira. Só com a prevenção e colaboração de todos poderemos travar a propagação desta doença.