Município da Maia recebe delegação da Província de Cantão, da República Popular da China

23 Setembro 2019

No dia 19 de setembro, foi recebida, nos Paços do Concelho da Maia, uma comitiva do “Bureau for Administrative Registration and Approval Administration for Market Regulation”, da Província de Cantão, República Popular da China. Esta delegação foi chefiada pelo Deputy Director-General, Sr. Zhang Wenxian, e contava também com a presença do responsável da cidade de Guangzhou, capital e maior cidade da Província de Cantão. Esta cidade é a terceira maior cidade da China, depois de Xangai e Pequim, e um dos maiores centros industriais, administrativos e financeiros do país. É a sede da China Import and Export Fair, também chamada de Canton Fair, que se configura como a maior feira mundial de exportação e importação.

A Maia tem recebido diversas delegações oriundas da República Popular da China que têm em vista a promoção de relações comerciais. O encontro foi mediado pelo Vereador do Pelouro das Relações Internacionais e Cooperação, Dr. Paulo Ramalho, e pelo Presidente, em Portugal, da United Association of Industrial and Commercial for European and Cantonese, Sr. Lam Peng San.
O Município da Maia foi convidado a fazer-se representar na Feira que terá lugar este ano, ou no próximo ano, com a presença de alguns empresários, tendo em vista a criação de laços comerciais mais estreitos entre as duas cidades. O Presidente da Associação Empresarial da Maia, Eng. Fialho de Almeida, mostrou vontade de aceitar esse desafio e fez alusão ao Protocolo de Cooperação celebrado com a United Association of Industrial and Commercial for European and Cantonese, que procura fomentar a cooperação económica entre a Maia e a Província de Cantão. O Reitor do Instituto Universitário da Maia, Prof. Doutor Domingos Oliveira e Silva, mostrou também o desejo de receber mais estudantes chineses e também de receber um professor para lecionar mandarim.

ODS 8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico