Exposição “Os Objetivos Globais para um Desenvolvimento Sustentável”

23 Junho 2016

Com base nos progressos e nas lições aprendidas entre 2000 e 2015 com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, foram definidos o ano passado, numa cimeira da ONU, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional até 2030.
Esta nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, assente em Pessoas, Planeta, Prosperidade, Parceiras e Paz, é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, combater as desigualdades, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.
A implementação dos ODS será um desafio, o que requererá uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, instituições de ensino, meios de comunicação social, e Nações Unidas.
A Câmara Municipal da Maia continua a trabalhar no sentido de contribuir para a construção de um mundo melhor para todos, pelo que temos o prazer de informar que se encontra atualmente patente no átrio da Torre do Lidador, até 29 de junho, uma exposição dedicada aos ODS, fruto da participação da autarquia na Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), entidade na qual a Câmara Municipal exerce o cargo de Vice-Presidente do Conselho Executivo.
Esta exposição é assim uma oportunidade para dar a conhecer a todos os Cidadãos os princípios desta nova Agenda universal, que para além de objectivos, contém metas, que em nome da paz e de um mundo melhor, deverão ser atingidas até 2030.
Esperamos aqui por si.
A propósito ainda dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, realizamos recentemente uma acção de sensibilização com professores das actividades extra-curriculares e responsáveis municipais da educação, com vista a produzir uma reflexão no seio da comunidade escolar sobre esta temática, e que culminará em breve com a apresentação de trabalhos realizados pelos nossos jovens alunos.

\r\n

.